Amavale reúne prefeitos em Iuiu para avançar nos Projetos de destinação dos Resíduos Sólidos


27/09/2013 | Por:Ascom   
Quem chega hoje pelas rodovias aos municípios da região, depara na maioria das vezes, com triste cenário de lixões a céu aberto nas margens das estradas. O fato é quase uma unanimidade. Os prefeitos estão convivendo com constantes ações do Ministério Público para a busca de uma solução para o problema, que afeta o meio ambiente e traz malefícios para a saúde. A solução seria a implantação do projeto de destinação dos resíduos sólidos, trabalho que demanda alta soma de recursos, o que impede os municípios de pequeno porte solucionarem isoladamente, sem a associação, através de consórcio.

O assunto foi tema de mais uma reunião da AMAVALE, que aconteceu na cidade de Iuiu na manhã desta sexta-feira (27/09), na sede da Câmara de Vereadores local. Na pauta, além da ordem do dia e uma prestação de contas dos avanços já conquistados pelo Presidente do Consórcio do Alto Sertão, Prefeito de Guanambi Charles Fernandes, a tentativa de sensibilizar os vereadores da casa, que até então não aprovaram a participação de Iuiu no Projeto. Em seu discurso, o Prefeito Charles Fernandes pediu aos Edis que revessem a posição mostrando dados, capazes de convencer a maioria a retornar o projeto para a pauta de discussão e sua aprovação, “vejo a participação em consórcio como o único caminho para os pequenos e sofridos municípios para resolver o problema de destinação dos resíduos sólidos”, disse, mostrando que vários consórcios na Bahia já avançaram e alguns municípios da região, ainda não tiveram essa Lei aprovada. No mesmo sentido, o prefeito de Iuiu, anfitrião do encontro, Dr. Carlos Wagner (Vaguinho) pediu aos vereadores o apoio nesse sentido.  Os prefeitos ainda foram convidados pelo Presidente do Consórcio Charles Fernandes para participarem de uma reunião com o Secretário de Relações Institucionais Rui Costa, para tratar da doação de uma patrulha mecanizada para os municípios e da ida dos Prefeitos a Brasília para discutirem junto ao Ministério das Cidades, a liberação de recursos para a implantação do projeto de resíduos sólidos nos municípios. Presentes da reunião, os Deputados João Bonfim (Estadual) e Valdenor Pereira (Federal), votados na região, que se comprometeram em apoiar o movimento e auxiliar os prefeitos nessa caminhada. "Hoje, os municípios da região convivem com os lixões a céu aberto, apresentando um triste cenário, além de provocar danos ao meio ambiente. Temos que agilizar esse projeto como a única solução", destacou o deputado João Bonfim.

Estavam presentes também os prefeitos: José Humberto (Beto Maradona) de Caculé, Adelino Neto de Ibiassucê, Juscélio Fonseca de Matina, Gimmy Éverton de Malhada e Fernando Laranjeira de Palmas de Monte Alto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão