Movimento de Cidadania dos Moradores do Distrito de Morrinhos


Ontem (8), das 16 às 18 horas, no Salão comunitário de Morrinhos, os moradores do distrito mantiveram a mobilização que culminou com a interdição da BR-030, nas proximidades do canteiro de obras da empresa Renova Energia, por mais de 5 horas com o objetivo de protestar contra o descaso e o abandono do distrito pelos organismos estatais, Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Guanambi, bem como do empreendimento empresarial da Renova Energia.

A reunião foi realizada conforme compromisso do Prefeito Municipal de Guanambi, Charles Fernandes, em reunir com a comunidade na busca de solucionar as reivindicações da população de Morrinhos. O evento contou comas as presenças do Prefeito Charles e equipe de trabalho, do Tenente Coronel Wilson do 17º Batalhão da Polícia Militar, do engenheiro do DERBA-Brumado, dos vereadores Hugo Costa, José Carlos Latinha, Agostinho de Morrinhos e Dr. Som e do advogado Dr. Eunadson Donato.

Na oportunidade, três lideranças do distrito fizeram um relato da luta da comunidade e cobraram de imediato as seguintes reivindicações: Governo do Estado - restauração da BA-936 que liga a BR-030 ao distrito e segurança pública; Governo Municipal - investimentos nas áreas de educação (Colégio Municipal), saúde (Melhoria no atendimento do PSF e reforma), lazer (Construção de uma praça) e esporte, bem como a aplicação dos recursos arrecadados pela Prefeitura (ISS) no distrito, limpeza da barragem próxima a vila; dentre outras reivindicações; Renova Energia - contratação da mão de obra local para  as obras da empresa, investimentos nas áreas sociais e ambientais, colaboração na manutenção das estradas vicinais e BA-936, respeito ao livre acesso do povo nas estradas do município e sinalização das estrada para evitar acidentes e outros transtornos para a população local.

O Prefeito Municipal se comprometeu em iniciar as obras do Colégio Municipal em outubro de 2013 e atender as demandas na comunidade, realização de uma reunião na próxima terça-feira com a diretoria da empresa Renova Energia e realização de audiências com o Derba e o Vice-Governador Otto Alencar para debater sobre a restauração da BA-936 e com o Secretário de Segurança Pública visando amenizar o problema da violência no distrito com a permanência de um efetivo policial no distrito.

O Tenente Coronel Wilson se comprometeu em iniciar o policiamento no distrito e que fará gestão junto ao Secretário de Segurança para garantir um efetivo no Posto Policial do distrito, mas relatou sobre as dificuldade no número do efetivo policial do 17º Batalhão que atende 18 cidades. O representante do DERBA relatou que já fez uma vistoria na BA-936 e que o relatou será enviando para a direção do órgão com o objetivo de agilizar a restauração da estrada.

Os Vereadores usaram da palavra, sendo que Hugo Costa e José Carlos Latinha parabenizaram o povo pela mobilização pacífica e deixaram claro que são porta vozes do povo de Guanambi e do Distrito de Morrinhos, destacando que a luta é fundamental para a conquista de nossos direitos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão