Guanambi: A importância das ciclovias para a mobilidade urbana



Os ciclistas de Guanambi reivindicam Ciclovias 
No nosso município, os ciclistas convivem no dia a dia com a falta de estrutura nas ruas e avenidas. A única área com ciclovia é o Parque da Cidade. Não temos nenhuma ciclovia e ciclofaixa nas ruas e avenidas em uma cidade com mais de 80 mil habitantes.

O Poder Público precisa ter um Plano Cicloviário


Plano Cicloviário tem a meta de implantar ciclovias permanentes e a instalação de bicicletários na cidade. O objetivo é oferecer à população a opção de utilizar um meio mais sustentável para pequenos deslocamentos e proporcionar uma nova alternativa de transporte para a cidade. A bicicleta é indicada para percursos curtos, com raio em torno de 5 km. Com velocidade de 15 km/h, o tempo médio do percurso fica em 20 minutos.


Grupo Saia na Bike foi organizado em 2010.
XXIII Passeio Ciclístico de Guanambi.


“Nós queremos implementar uma mudança de cultura, colocando a bicicleta como uma opção real de transporte para pequenos percursos, para o trabalho ou estudo e não apenas para as atividades de lazer”, declara o Vereador Hugo Costa, que foi autor de uma Lei Municipal que visa à implantação de ciclovias e ciclofaixas em Guanambi. Também o Vereador José Carlos Latinha defende a ideia, destacando a necessidade do Poder Público Municipal tomar medidas práticas para implementar urgentemente as ciclovias e ciclofaixas na cidade.




Os trajetos serão definidos no Plano Cicloviário atendem, necessariamente, a equipamentos públicos importantes, como escolas, creches, hospitais, centros de saúde e áreas de lazer, bem como definir a implantação de mais  bicicletários para o estacionamento das bicicletas.

As ciclovias irão contemplar todas as regiões da cidade, divididas em macrozonas. Os prováveis percursos serão definidos por técnicos e grupos de ciclistas.

Vale destacar que as ciclovias são espaços para uso exclusivo de bicicletas, segregados da via por algum tipo de elemento físico, como uma guia, sarjeta ou prisma de concreto. Já as ciclofaixas também são de uso exclusivo de bicicletas, mas são demarcadas na via por sinalização de solo, como pintura ou faixa ou segregadas por elementos como tachões, cones e balizas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão