"Aprovação dos royalties pode transformar a qualidade do ensino"

Portal Vermelho


Em entrevista, Raquel Lazzari Leite Barbosa, especialista em educação da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), falou sobre a aprovação dos royalties do petróleo para a educação e destacou que, se aplicados corretamente, poderão transformar a qualidade do ensino no Brasil.

Da Rádio Vermelho, com informações da Rádio Unesp



Lazzari acredita que essa aprovação se converte em um importante passo dado diante da conjuntura do país. Segundo ela, nosso desafio agora é operacionalizar o destino dessa verba, como ela será aplicada e quais os objetivos que serão esperados com tal aplicação.


"O momento agora é de pensar sobre o destino dessa verba. De forma a projetar como ela poderá influir na valorização dos profissionais, com o olhar clínico nas condições de trabalho, cursos de formação, de modo que com ela penso que temos a possibilidade de mudar o atual cenário e subsidiar uma transformação na qualidade de ensino", refletiu a especialista.

Royalties

A aprovação do Projeto de Lei 323/07 ocorreu no último dia 14 de agosto. O PL prevê a destinação de 75% dos recursos oriundos dos royalties do petróleo para a educação e 25% para a saúde. O projeto segue agora para sanção presidencial.

Em debate também na Rádio Vermelho, o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, falou que essa aprovação se converte em uma importante vitória da educação. “Essa vitória é da educação, mas também é de todo o Brasil”, ressaltou.

Ele ainda lembrou do papel jogado pelos movimentos sociais nessa luta e saudou a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União da Juventude Socialista (UJS) pela luta travada em torno dessa bandeira. “Uma vitória muito significativa dos movimentos sociais, sobretudo do movimento estudantil. Isso por quê? Porque, historicamente, esse será o maior volume de recursos destinados à educação pública no Brasil. Então, temos muito que comemorar.”

Ouça o debate na íntegra na Rádio Vermelho:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão