Adilson Araújo é eleito por unanimidade novo presidente da CTB

Portal Vermelho


Adilson Araújo foi eleito o novo presidente nacional da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Em votação neste sábado (24), no auditório Celso Furtado do Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo (SP), os 1.300 delegados presentes elegeram o ex-presidente da CTB-BA por unanimidade. No encerramento, todos emocionados cantaram juntos a Internacional Comunista.




Adilson Araújo e Wagner Gomes juntos durante encerramento do 3º Congresso da CTB/Fotos: Deborah Moreira

Em seu primeiro discurso como presidente, Adilson enfatizou as mudanças e transformações que estão por vir na central sindical. “Me parece que há a necessidade da gente pavimentar um novo caminho. Eu penso que o desafio da nossa central é escrever uma nova história sindical brasileira”, exclamou Adilson, que optou em fazer um discurso improvisado anunciando uma série de propostas, como da mudança da sede da direção nacional a cada semestre para ter mais contato com as CTBs regionais.

Também tem como proposta a criação de uma agência nacional social e sindical de notícias para engrossar a luta pela democratização da comunicação, uma das bandeiras de luta da atual gestão; e ainda a criação de uma central de organização, apoio e logística às entidades sindicais, voltada para os sindicatos se regularizarem. “É preciso dar atenção ao pequeno para que ele se torne grande”, comentou.

Adilson Araújo ressaltou a aliança entre trabalhadores do campo e da cidade: “A luta pela reforma agrária e pelo fortalecimento da agricultura familiar está colocada. Será necessário aproximar cada vez mais trabalhadores do campo e da cidade”. Ainda sobre os agricultores, o novo presidente da CTB enfatizou a necessidade de fortalecer os sindicatos rurais filiados à entidade. O dirigente baiano fez questão de reafirmar seu compromisso com o embate e a disputa política, lembrando que será estratégia da entidade ampliar a consciência de classe dos trabalhadores cetebistas para “disputar a hegemonia” e o poder político nacional e internacional do movimento sindical. No campo mundial, estreitar ainda mais a relação com a Federação Sindical Mundial (FSM).



Em seus agradecimentos citou primeiramente o nome da mãe, Maria Ferreira Araújo, e da sua esposa, Maria de Fátima Pereira Costa, e os filhos, cunhados e amigos. Também não deixou de saudar “companheiros” como Wagner Gomes que, segundo ele, “não seriam possíveis as mudanças de agora sem a atuação do companheiro Wagner, que é quem fez valer a oportunidade de experimentar o novo como um ato de ousadia e grandeza”. Lembrou com carinho do momento que esteve a frente da CTB-BA, como presidente, e do apoio que recebeu de todos os dirigentes e integrantes. “Quero saudar a todos os delegados e delegadas e nomes de figuras importantes da minha vida. E quero dizer a vocês que tudo que está acontecendo na CTB vem ocorrendo de forma meteórica”, declarou Adilson que se apresentou como um “trabalhador destemido, dedicado, comprometido com a causa dos trabalhadores, pé de barro” – expressão que no meio sindical significa ter iniciativa, ser de luta.



A mesma expressão também utilizou para definir o “companheiro” Pascoal Carneiro, que assume a secretaria de Previdência da executiva nacional. “Não poderia deixar de fazer uma reverência da figura emblemática nesse processo, no embate que estamos travando, na luta anti-imperialista”, disse referindo-se a Pascoal Carneiro.

Durante três dias, de quinta (22) a hoje, delegados inscritos e vindos de todas as regiões do país debateram as teses do encontro, cujo processo começou cerca de três meses antes com encontros municipais e estaduais. Durante a manhã deste sábado, os presentes no 3º Congresso Nacional da CTB realizaram uma atividade de balanço. 

Deborah Moreira
Da redação do Vermelho


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão