Prefeitos contratam mais pelo Reda


Segundo IBGE, Bahia tem a maior média no Brasil

DO BAHIA TODO DIA | 04/07/13 | 12H06

O estudo Perfil dos Municípios Brasileiros (Munic), divulgado nesta quarta (3) pelo IBGE, revelou que as prefeituras baianas são as que mais contratam funcionários públicos sem vínculo permanente, sendo o Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) o recurso mais usado pelos prefeitos. Proporcionalmente é maior que a média encontrada no Brasil.  

A pesquisa mostra que 23% das pessoas contratadas são por regimes temporários, com o Reda liderando. Enquanto isso, nacionalmente a média é de 17%. Já o percentual os funcionários concursados é menor: 61%, contra 63% no Brasil. Parece que é uma característica da região Nordeste, que tem 23,3% de temporários e 60,4% de concursados.

“A Bahia tem muitos municípios pequenos, que são menos pressionadas pelos órgãos fiscalizadores, como o Ministério Público”, explicou o coordenador de disseminação de informações do IBGE, Joilson Rodrigues de Souza.  

Outro dado interessante é que o número de funcionários públicos municipais (concursados e comissionados) cresceu bem mais que a população entre 2005 e 2012. Aumentou em 1,5 milhão, passando de 4,767 milhões de servidores para 6,28 milhões. Um crescimento de 31,7%. 

Enquanto isso, a população brasileira cresceu 7,2%, passando de 183,383 milhões para 196,526 milhões de habitantes. Em 2005, 2,6% da população total do país eram funcionários públicos municipais, proporção que passou para 3,2% em 2012.

De acordo com o superintendente-geral do Instituto Brasileiro de Administração Municipal, Paulo Timm, muitos municípios assumiram responsabilidades sobre serviços públicos antes prestados pelo Estado ou pela União, o que exigiu contratação de novos servidores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão