Posse em Camaçari: representação sindical dá aos trabalhadores oportunidade de guiar seu cotidiano no local de trabalho


25 de julho de 2013
25.07.2013 - Posse em Camaçari: representação sindical dá aos trabalhadores oportunidade de guiar seu cotidiano no local de trabalho
Na posse da comissão de trabalhadores de duas obras residenciais em Camaçari(BA) nesta quarta-feira (24/7), o assessor da Secretaria-Geral da Presidência da República, José Lopez Feijóo, elogiou a iniciativa de empresas e sindicatos de trabalhadores que adotam a representação sindical no local de trabalho. “Os sindicatos e as empresas que aceitam esse desafio merecem aplausos, porque nem sempre é fácil implementar coisas novas.”
Segundo Feijóo, a dimensão da representação sindical vai além da proteção: “ela oferece condições para que os trabalhadores possam participar e guiar um pouco o seu cotidiano, a sua vida no local de trabalho, de forma a ter os seus direitos respeitados e assegurados e, inclusive, ajudar a melhorar o seu ambiente”.


O assessor da Secretaria-Geral também destacou, durante o seu discurso, os benefícios que a representação sindical gera para empresas e sindicatos. Para Feijóo, o bem-estar do trabalhador favorece os ganhos de produtividade e a redução de passivos trabalhistas, uma vez que os problemas são discutidos dentro do canteiro e resolvidos mais rapidamente. “A notícia que nós temos dessas vinte comissões de trabalhadores que já foram implantadas em várias obras é que a absoluta maioria dos problemas tem sido resolvida e, com isso, tem melhorado o ambiente e as condições de trabalho”.
Para Maurício Raso, diretor de Produção da MRV Regional Nordeste, a posse dos sindicalistas representa um momento especial para a construção civil do estado. “Me alegra que a adesão da primeira obra do Nordeste ao Compromisso seja num canteiro da MRV. Estamos aqui para reforçar o nosso compromisso, ouvir e estabelecer proximidade e diálogo com os trabalhadores das obras e o sindicato. Essa experiência já foi implantada em outros canteiros da empresa no país e estamos tendo uma experiência muito positiva nesses locais, com os problemas sendo resolvidos na própria obra”, destacou. 
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial de Camaçari, Antonio Ubirajara Souza, falou da importância do que estava sendo concretizado naquele momento: “esse era um sonho de todos: realizar o que está em nossa convenção coletiva e no Compromisso Nacional, possibilitando uma proximidade maior entre sindicato e trabalhadores”.
Obras em Camaçari – A comissão de representantes sindicais empossada abrange os canteiros de obras dos residenciais Sun Castle e Sun Palace que contam, atualmente, com 240 trabalhadores. Os dois empreendimentos são gerenciados pela MRV Engenharia e Participações S.A, que tem outras dez obras no Compromisso Nacional da Construção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão