Lula venceria no 1º turno, diz Datafolha


Pesquisa foi publicada neste domingo (30)

DO BAHIA TODO DIA | 30/06/13 | 11H26

Após mostrar a queda na popularidade da presidenta Dilma Rousseff (PT) e sua dificuldade nas eleições de 2014, o instituto Datafolha realizou nova pesquisa em que o ex-presidente Lula venceria a disputa no primeiro turno, em vários cenários. Publicado na edição deste domingo (30) do jornal Folha de S.Paulo, o estudo ouviu mais de 4 mil pessoas em 196 cidades.

Lula teve queda muito menor de popularidade do que Dilma, mas venceria Marina, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). O ex-presidente caiu de 55% das intenções de voto no início de junho (antes dos protestos) para 46%.

Em um cenário com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, que chegou a 15% contra Dilma, contra Lula tem 13%. Só neste caso, o ex-presidente provavelmente disputaria um segundo turno. 

A pesquisa mostrou que Marina Silva foi a que mais subiu nos cenários avaliados. Cresceu entre sete pontos (com Dilma e sem Barbosa) e dois (com Lula e com Barbosa). Aécio Neves cresce entre três pontos (com Dilma) e um (com Lula).

O Datafolha também constatou que subiu o número de eleitores sem candidato. Com Dilma, Marina, Aécio e Campos, o número dos que votariam em branco, nulo ou que ainda não sabem em quem votar passou de 12% para 24%. 

Na pesquisa espontânea (nenhum nome apresentado), o percentual dos que votariam em Dilma Rousseff caiu de 27% para 16%; seguida por Lula com 6%, Aécio, com 4% e Barbosa com 2%. Já 55% dos eleitores se dizem indecisos. Votos em branco e nulos passam de 5% para 9%. Ou seja, 64%, se indagados espontaneamente, não apontam nenhum candidato.

Os resultados mostram que Dilma perdeu muito, o PSDB não cresceu quase nada, Marina faturou bem e  Lula pode decidir o jogo se o quadro ficar difícil no momento das definições das candidaturas.

Veja os cenários:

1) Lula, Marina, Aécio e Eduardo

Lula – 46%
Marina Silva – 19%
Aécio Neves – 14%
Eduardo Campos - 4%

2) Lula, Marina, Aécio, Eduardo e Joaquim Barbosa

Lula – 45%
Marina Silva – 14%
Joaquim Barbosa – 13%
Aécio Neves – 12%
Eduardo Campos – 4%

3) Dilma, Marina, Aécio e Eduardo
Dilma – 30%
Marina Silva – 23%
Aécio Neves – 17%
Eduardo Campos - 7%

4) Dilma, Marina, Aécio, Eduardo e Joaquim Barbosa
Dilma – 29%
Marina Silva – 18%
Joaquim Barbosa – 15%
Aécio Neves – 15%
Eduardo Campos – 5% 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão