Ibama libera licença para obras da Fiol


Construção da ferrovia da Bahia deve avançar

DO BAHIA TODO DIA | 12/07/13 | 07H42

As obras de construção da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) na Bahia devem avançar após o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ter liberado, nesta quinta (11), a Licença de Instalação 750/2010 (LI) nos lotes 5 e 5ª, entre Caetité e Bom Jesus da Lapa.

No local será construída uma ponte de 2,9 km sobre o Rio São Francisco, a maior do País em extensão. Entretanto, nem a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., nem o Ibama informaram sobre as soluções para reduzir o impacto ambiental que ocorrerá por causa do aterro que será feito  para construção das pontes, em Serra do Ramalho.

A empresa aguarda aprovação da obra pelo  Tribunal de Contas da União (TCU), que solicitou novos estudos sobre a sondagem do volume de terraplanagem que será necessária para o trecho.

A licença determina que as obras somente poderão ser iniciadas após a comprovação de contratação de equipes responsáveis pela Supervisão Ambiental das Obras e execução do Plano Básico Ambiental. Também estão proibidas obras no entorno do reservatório de Ceraima, no município de Guanambi e a instalação de passagens de fauna em vários trechos.

Além disso, deverão ser implantados 22 programas e subprogramas ambientais. A Valec tem 120 dias para apresentar o Programa de Melhoria de Acessos e Travessias Urbanas, e o seu cronograma de ações.

CRÍTICAS

O projeto tem sido criticado por organizações ambientais. "O que tem sido anunciado não tem nada a ver com o que vem de fato acontecendo com a obra. O projeto não foi tornado público para os futuros usuários do sistema, que poderiam colaborar com boas sugestões", criticou o diretor executivo da Associação dos Usuários dos Portos da Bahia (Usuport), Paulo Villa.

Para ele, a Fiol é uma obra importante, mas só será um via de ligação  se  unida a outros sistemas de transportes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão