Emancipações estão na pauta do semestre

Blog Por Escrito

Uma das matérias mais importantes da pauta da Assembleia Legislativa para o segundo semestre é o projeto de lei complementar número 100, do deputado João Bonfim (PDT), que define os critérios e regulamenta o processo de emancipações municipais.

Em 1996, os Legislativos estaduais tiveram suspensa essa prerrogativa – que trata da “criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios”, e a recuperaram agora, por lei de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RN).

A legislação estabelece que os distritos que pretendam tornar-se municípios na região Nordeste, entre outras exigências, deverão ter o mínimo de 8.496 habitantes e sua emancipação não poderá deixar os correspondentes municípios de origem com população inferior a esse número.

Os novos municípios precisarão ter ainda viabilidade econômico-financeira, político-administrativa e socioambiental e urbana, e realizar um plebiscito envolvendo toda a população. Caso a emancipação seja rejeitada na consulta, um novo plebiscito só poderá acontecer após dez anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão