A situação da UPA e do Lacen em Guanambi

 

Os recursos para a construção da UPA e o Lacen de Guanambi foi liberado  a mais de três anos e até hoje não estão em funcionamento. Hoje (01), o Vereador José Carlos Latinha visitou mais uma vez as obras e propõe uma mobilização da comunidade no sentido de chamar a atenção das autoridades responsáveis para a necessidade urgente do funcionamento dessas importantes estruturas de melhoria da qualidade da saúde da cidade. Chega de enrolação, UPA e Lacen JÁ!

Veja a importância da UPA e do Lacen:

Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24horas)

Lançadas como parte da Política Nacional de Urgência e Emergência (2003), as Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) funcionam como unidades intermediárias entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os hospitais e ajudam a desafogar os prontos-socorros, ampliando e melhorando o acesso dos brasileiros aos serviços de urgência no Sistema Único de Saúde (SUS).
Essas unidades atendem a casos de saúde que exijam atenção médica intermediária como problemas de pressão, febre alta, fraturas, cortes e infartos, evitando que estes pacientes sejam sempre encaminhados aos prontos-socorros dos hospitais.
As UPAs 24 horas trabalham de forma integrada com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ao ligar para o número 192, o cidadão tem acesso a uma central com profissionais de saúde que oferecem orientações de primeiros socorros, além de definir os cuidados adequados a cada situação. Em muitos casos, o SAMU presta o primeiro atendimento e encaminha o paciente a uma UPA.
Essa integração qualifica os atendimentos já que, ao prestar o primeiro socorro, as equipes do SAMU identificam a real necessidade do paciente e o encaminham, se necessário, para o serviço de saúde mais adequado. 
As UPAs funcionam sete dias por semana, 24 horas por dia. Sua estrutura conta com equipamentos de raio-X, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação, e soluciona em média 97% dos casos. Ao chegar a uma UPA, o paciente é assistido e pode ser tratado na própria unidade ou, conforme o caso, encaminhado a um hospital ou para a atenção básica. 

Lacen - Laboratório Central de Saúde Pública


O Laboratório Central de Saúde Pública  (LACEN-BA), constitui-se numa unidade pública de vigilância laboratorial, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) / Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (SUVISA), sendo, portanto, uma unidade gestora com autonomia administrativa e financeira, classificada pelo Ministério da Saúde (MS) / Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB), no porte V e nível E, indicadores máximos de gestão da qualidade.

O LACEN-BA, enquanto unidade de vigilância laboratorial, compreende um conjunto de ações transversais aos demais sistemas de vigilância em saúde, que propiciam o conhecimento e investigação diagnóstica de agravos e verificação da qualidade de produtos de interesse de saúde pública, mediante estudo, pesquisa e análises de ensaios relacionados aos riscos epidemiológicos, sanitários, ambientais e da saúde do trabalhador.

Neste sentido, tem como Missão e Visão:

Missão
• Contribuir para a universalidade do acesso as ações de vigilância laboratorial de interesse para a saúde pública e integralidade da atenção à saúde da população
Visão
• Ser uma unidade laboratorial de referência nacional em vigilância da saúde, articulada em rede, com ênfase na gestão da qualidade.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão