Dilma ouve reivindicações do MPL por tarifa zero e mais diálogo

Portal Vermelho


“O que fica claro é a disposição do governo de abrir o diálogo, essa é a primeira de muitas conversas que teremos”, disse o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, em entrevista coletiva, após a reunião da presidenta Dilma Rousseff com representantes do Movimento Passe Livre (MPL), no início da tarde desta segunda-feira (24), no Palácio do Planalto.


Agência Brasil
Dilma ouve reivindicações do MPL por tarifa zero e mais diálogo  
 Para os representantes do MPL, “mais do que sentar à mesa e conversar, o que importa é atender às demandas claras".
Para os representantes do MPL, “mais do que sentar à mesa e conversar, o que importa é atender às demandas claras que já estão colocadas pelos movimentos sociais de todo o país”, reafirmando a disposição de se manter na luta contra todos os aumentos do transporte público e pela tarifa zero.

Eles também disseram que “esperamos que essa reunião marque uma mudança de postura do governo federal que se estenda às outras lutas sociais: aos povos indígenas, que têm sofrido diversos ataques por parte de latifundiários e do poder público; às comunidades atingidas por remoções; aos sem-teto; aos sem-terra e às mães que tiveram os filhos assassinados pela polícia nas periferias”.

O clima da reunião foi amistoso, contou o ministro, e o governo deixou claro a disposição de manter fórum permanente de debate e garantir transparência nas decisões, inclusive das planilhas no transporte público, e a participação e controle social, que são medidas essenciais para que se possa ter transporte público mais eficiente, de mais qualidade e mais cidadão. 

Além da presidenta e do ministro das Cidades, também participaram da reunião o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho e, representando o MPL, Matheus Nordon, Marcelo Hotimsky, Mayara Vivian e Rafael Siqueira.

Avanço nas negociações

Aguinaldo Ribeiro disse que na reunião com os representantes do MPL foram colocadas as demandas do movimento, sobretudo com relação as tarifas e também o seu pleito pela tarifa zero. E admitiu que o debate sobre tarifa zero deve ocorrer a longo prazo: “A tarifa zero será discutida a um horizonte mais longo porque o transporte tem um custo e para a tarifa zero tem que se encontrar recursos”. 

O ministro destacou as medidas que já foram tomadas pelo governo federal, que espera contar com apoio dos governos estaduais e municipais para adoção de iguais providências, e anunciou a possibilidade de avanço na questão do pacto pelo transporte público de qualidade. 

“O governo federal está contribuindo para a redução da tarifa, mas o assunto passa pelo amplo debate com os municípios, que têm a titularidade dos serviços”, explicou o ministro, destacando a importância e necessidade do compromisso dos gestores estaduais e municipais no pacto pela melhoria do transporte público coletivo.

Ele avalia que a qualidade de serviço precisa melhorar e admite que os serviços são deficientes. E atribui o problema à falta de investimentos no setor durante 30 anos. “Inclusive perdemos órgãos federais do setor, que auxiliavam os governos estaduais e municipais”, destacou o ministro. 

Necessidade de investimentos

Além do hiato muito grande em investimentos, que represou a demanda, houve aumento do número de pessoas. Hoje 84% da população brasileira moram nas cidades, lembrou Aguinaldo Ribeiro.

Ele também falou sobre a necessidade de investimentos em estrutura para se ter transporte de qualidade. E disse que hoje o governo federal disponibiliza R$ 88,9 bilhões para mobilidade. Parte dos recursos é oriunda do Tesouro Nacional e parta tem origem em financiamento, que estão sendo aplicados em metrô e VLT (veículo leve sobre trilhos).

“Não adianta só reduzir tarifa e o usuário levar o mesmo tempo de viagem. Investir em infraestrutura é reforçar política de qualidade de serviço no transporte coletivo”, avalia o ministro ao afirmar que os investimentos estão sendo feitos em médias cidades, além dos investimentos do PAC que beneficiam 100 grandes cidades.

Da Redação em Brasília
Márcia Xavier


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão