PCdoB pressiona por regulamentação da meia-entrada na Câmara


Portal Vermelho


As deputadas do PCdoB, Jandira Feghali (RJ) e Manuela d´Ávila (RS) acompanharam representantes da classe artística e de movimentos estudantis, para pedir ao Presidente da Câmara a votação da proposta que regulamenta a meia-entrada para estudantes e idosos em eventos esportivos e culturais. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) disse que a proposta será votada nesta terça-feira (16) no colegiado e que a proposta pode ser analisada pelo Plenário em até 15 dias.


Agência Câmara
PCdoB pressiona por regulamentação da meia-entrada na Câmara 
As deputadas estiveram acompanhados por representantes da classe artística e do movimento estudantil.
Eles se reuniram com o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para discutir a tramitação da proposta. O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões, mas, de acordo com a deputada Manuela D’Ávila, o deputado Ademir Camilo (PSD-MG) deverá apresentar um recurso para que a proposta também tenha que ser analisada pelo Plenário. A deputada disse que Camilo já tem as 51 assinaturas necessárias para o recurso.

O presdidente da CCJ, Décio Lima (PT-SC), ressaltou que Henrique Alves se comprometeu a votar a proposta no Plenário em até 15 dias, e D’Ávila já está organizando um pedido de regime de urgência para a tramitação do projeto, caso seja aprovado hoje pela CCJ.

Segundo ela, a definição da meia-entrada é muito importante tanto para os estudantes como para os artistas do Brasil. "O presidente disse que se empenhará para que todas as medidas protelatórias de pessoas que representam interesses econômicos e de grupos econômicos não prosperem na Câmara", esclareceu.

"Teremos finalmente uma solução para o problema que foi criado em um momento muito triste do movimento estudantil e da arte brasileira, que foi o governo de Fernando Henrique Cardoso", afirmou Manuela.

As deputadas acompanharam a atriz Beatriz Segall; o presidente da Associação dos Produtores Teatrais Independentes (APTI), Odilon Wagner; o presidente da União Nacional de Estudantes (UNE), Daniel Iliescu; e a presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Manuela Braga.

Segundo Iliescu, a proposta não foi votada pela CCJ na semana passada porque havia a dúvida se o governo era ou não a favor. No entanto, o presidente da UNE disse que se reuniu com a ministra da Cultura, Marta Suplicy, e ela confirmou o apoio aos dois pontos principais do texto: reserva de 40% dos lugares nos eventos para meia-entrada e a emissão de carteiras estudantis por entidades representativas dos estudantes, como a UNE e Ubes. 

Essa posição do ministério é também a do governo, de acordo com Odilon Wagner, que afirmou ter obtido essa informação da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

Da Redação em Brasília
Com agências


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão