HOSPITAL DO SUBÚRBIO RECEBE PRÊMIO DO BANCO MUNDIAL NOS ESTADOS UNIDOS



Em dois anos de funcionamento, o Hospital do Subúrbio (HS) recebeu nesta quinta-feira (18), em Washington (EUA), o terceiro prêmio internacional, concedido pelo Internacional Finance Corporation - membro do Grupo Banco Mundial e maior instituição de desenvolvimento global voltada para o setor privado nos países em desenvolvimento -, e pelo Infrastructure Journal, que classificou o HS entre os 10 melhores projetos de Parceria Público Privada (PPP) da América Latina e do Caribe.
A solenidade de entrega foi realizada no final da tarde desta quinta-feira, na sede do Banco Mundial, com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, e do presidente da Prodal Saúde - concessionária responsável pela gestão do HS -, Jorge Oliveira.
"Em nome dos baianos, recebo esse prêmio com muito orgulho. É fruto de uma experiência vitoriosa e exitosa que fizemos na Bahia", comentou o governador Jaques Wagner.


Na avaliação do presidente da Prodal Saúde, a conquista de mais um prêmio em nível internacional reflete a qualidade dos serviços prestados pelo HS à população baiana. "É mais um reconhecimento de um trabalho que está devidamente consolidado. O hospital mostrou caminhos alternativos na assistência aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Inovação financeira
Na escolha dos projetos de PPP, o Infrastructure Journal estabeleceu critérios como os significativos recursos, incluindo a inovação financeira e tecnológica, o impacto do desenvolvimento e replicabilidade. De acordo com o Banco Mundial, as PPPs estão se tornando cada vez mais reconhecidas como uma forma eficaz de financiar e operar serviços públicos em diferentes segmentos, como saúde, infraestrutura e educação.

O HS já recebeu outros dois prêmios internacionais, um da empresa de consultoria KPMG Internacional, sediada na Inglaterra, que classificou o projeto baiano de PPP como um dos 100 melhores no setor de infraestrutura pública do mundo nos últimos cinco anos, e outro da revista World Finance, que o considerou entre os melhores projetos de PPP na América Latina. O HS também já foi evidenciado no jornal britânico Financial Times.
Qualidade no atendimento
Inaugurado em 13 de setembro de 2010, sob a gestão, operação e aparelhamento da concessionária Prodal Saúde S.A. - formada pela baiana Promédica e pela francesa Dalkia -, o Hospital do Subúrbio é destaque pela qualidade no atendimento e por ser também o primeiro a funcionar por meio de uma PPP no Brasil. 

Localizada no bairro de Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, a unidade é também o primeiro hospital público no estado da Bahia com o certificado de Acreditação Hospitalar, título concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que segundo explica a diretora geral do HS, Lícia Cavalcanti, é o resultado da somatória de passos fundamentais para o atendimento seguro ao paciente.

O hospital é monitorado por um comitê do qual fazem parte representantes da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e auditores independentes, que acompanham sua produção quantitativa e qualitativa, e oferece atendimento de urgência e emergência, para pacientes adultos e pediátricos, e dispõe de especialidades em clínica médica, clínica cirúrgica, traumato-ortopedia e medicina intensiva, além do trabalho interativo entre as diversas disciplinas em saúde como enfermagem, fisioterapia, nutrição, serviço social, psicologia, fonoaudiologia, além de todo um time de apoio operacional.

O HS possui 313 leitos, dentro do seu perfil de atendimento às urgências e emergências, sendo 60 destes para medicina intensiva, para pacientes adultos e pediátricos. A unidade contabiliza também 60 leitos de internação domiciliar, além de um moderno parque de medicina diagnóstica, com bioimagem (radiologia digital, tomografia, ultrassonografia, ecocardiografia, endoscopia digestiva e respiratória, ressonância nuclear magnética), além de laboratório de análises clínicas.

O hospital conta ainda com um bloco cirúrgico, salas cirúrgicas para média e alta complexidades, e laboratório de hemodinâmica, este último para as especialidades de cardiologia, angiologia e neurologia, além de um ambulatório destinado ao atendimento de pacientes egressos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão