Homenagem para Antônio Primo Costa

Isa  Maria Lélis Costa Simões

Quero parabenizar a cidade de Guanambi, através do seu prefeito , pela homenagem que presta a um cidadão simples, sem diplomas, sem títulos, sem honrarias, sem qualquer dos atributos que normalmente são levados em consideração para tanto e que, quase sempre, ficam a dever em relação à real importância do homenageado. Antônio Primo Costa, sem necessitar de nenhuma dessas distinções, foi um dos mais notáveis homens dessa terra. Alguém que na simplicidade e na grandeza do espírito, soube ajudar a criar uma cidade e velar para que todos soubessem, dentro e fora das suas fronteiras, em qualquer lugar do Brasil, que ali existia um porto seguro, um abrigo, uma mão amiga. Um homem que com suas ações sempre voltadas à ajuda ao seu semelhante, sem estardalhaço, sem buscar recompensas que não a satisfação íntima em ter abrigado e alimentado quantos dele necessitassem, forjou e ensinou às gerações que com ele conviveram, o real significado do que é ser UM HOMEM DE BEM! Alguém que tinha a dimensão exata do que é a terra e o que ela representa para o ser humano; o que ela pode produzir para alimentar as cidades; Antonio Primo, como era conhecido, sabia, no fundo da sua alma, o que era ser tropeiro ou o que era ser doutor. E tratar aos dois com o mesmo respeito, com a mesma amabilidade, com a mesma dignidade. Todos que o conheceram guardam dele a saudade apertada de quem soube ditar as boas regras de comportamento, as boas regras de convivência, os bons limites da tolerância e da compreensão. Espírito maduro e iluminado que deu oportunidade a muitos, que criou família vastíssima, desde todos os seus irmãos, quando logo cedo, pela falta do pai, lhe chegou a responsabilidade de cuidar dos demais, até o último dos seus 19 (dezenove) rebentos. Que juntamente com outros desse pedaço de chão, expandiu os seus limites com o simples exemplo. O comércio e a feira, o mercado e o mercador, o pobre e o rico tinham nele o esteio, tinham na sua generosidade a esperança da compreensão. Era acima de tudo, humano! Extremamente, demasiadamente, humano! Uma praça é como uma grande varanda, ou como um grande quintal. O prazer de neles estar, sempre se reúne a outros sentimentos e ações. É um ponto de encontro, um ponto de convergência, um ponto de decisão. O espaço livre por excelência, o local onde a convivência se abriga e a recreação ilumina o rosto da criança. Nada poderia ser mais apropriado a “seu Antônio”, como dizia D. Carmita, sua esposa e companheira de fé. Certamente aqui estará sentado, com todos os seus amigos que se foram, antes ou depois, celebrando esse batismo numa conversa doce e amena, digna dos que souberam, com simplicidade, construir o futuro. Que essa praça que hoje se inaugura, com a marca desse grande homem, seja o espaço abençoado dessa cidade!
Creio que isso seria o que todos nós, parentes, esposa, filhos, genros, noras, irmãos, primos, sobrinhos, netos, bisnetos, tetranetos, enfim, amigos, consangüíneos ou não, gostaríamos de dizer nesse momento!

Guanambi, 05/04/2013

Renato Mário Borges Simões

Comentários

Unknown disse…
Que texto lindo, meu irmäo, e principalmente FIEL à imagem de Seu Antonio! Aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo podem ratificar a veracidade das suas palavras. Homem simples e sábio que marcou época, deixando uma marca indelével na história da cidade que ajudou a criar. Referencial de honradez e trabalho árduo! Que esta praça seja um espaço de congregaçäo, confraternização e refazimento e que possa transmitir a todos aqueles que a visitarem a PAZ que emanava dos olhos de Seu Antonio! Parabéns, Guanambi, pela feliz escolha! Aleluia "Sula" Borges Simões Godfrey-Jensen.

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão