Centro Público de Economia Solidária chega a municípios do Sertão baiano


O município de Guanambi, no sudoeste baiano, está ganhando na próxima sexta-feira, 3 de maio, um Centro Público de Economia Solidária – Cesol Sertão Produtivo. De responsabilidade da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e com gestão operacional do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano – IDSB, o equipamento público integra as ações do Programa Vida Melhor executado pela Setre por meio da Superintendência de Economia Solidária (Sesol).

O espaço irá funcionar como suporte aos empreendimentos  dos  municípios da região, oferecendo microcrédito, capacitação, orientação jurídica, administrativa,  contábil e financeira, além de abrir espaço para divulgação e comercialização de produtos.  No centro público Sertão Produtivo serão oferecidos, também, serviços de assistência técnica; transferência de equipamentos e insumos produtivos; ações de apoio ao microcrédito assistido; articulação com as políticas de promoção social e políticas de proteção, além de apoio à incubação de empresas e projetos que se enquadram no universo da economia solidária.

A inauguração contará com a presença do secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos, do superintendente de Economia Solidária da Setre, Milton Barbosa, e de outras autoridades da região.

A solenidade de abertura terá início, às 9h, com uma solenidade, na Câmara de Vereadores do município. Às 11h, todos vão se deslocar até a sede do Cesol Sertão Produtivo, localizado à Rua 1º de Maio, nº 82, no centro da cidade. Lá, acontecerá uma apresentação cultural,  seguida da visitação às dependências do espaço, descerramento da placa inaugural e circulação pelos estandes dos empreendimentos solidários.

Além do município de Guanambi, o Cesol Sertão Produtivo atenderá outros 18 município deste Território de Identidade, ou seja,  Brumado, Caculé, Caetité, Candiba, Contendas do Sincorá, Dom Basílio,  Ibiassucê, Ituaçu, Iuiú, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora, Malhada de Pedras, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanhaçu e Urandi.

Economia Popular – O Território de Identidade Sertão Produtivo tem um farto potencial para o desenvolvimento da economia popular e solidária, especialmente em setores como apicultura, cultivo e comercialização de feijão e milho, artesanato, processamento de frutas nativas e cultivadas, processamento de mandioca e serviços voltados ao comércio, à mineração e à geração de energia.
O gestor do Cesol Sertão Produtivo, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável baiano – IDSB, selecionado pela Setre por meio do Edital 09/2012,  já relacionou 143 empreendimentos solidários aos quais prestará assessoria nas diversas áreas administrativas com vistas à sustentabilidade dos mesmos. O atendimento aos empreendimentos será feito por 12 técnicos especialistas e mais uma equipe de apoio com cinco integrantes, dedicados ao cumprimento das metas quantitativas e qualitativas do contrato firmado pelo estado com a  organização social.
Segundo Luiz Cravo,  representante do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano,   o Cesol Sertão Produtivo pretende,  no decorrer dos dois anos de contrato, promover um aumento de 15% na renda das famílias que integram os empreendimentos atendidos, além de estabelecer ferramentas e procedimentos gerencias para a sustentabilidade e autonomia dos mesmos. “Estamos confiantes, porque a  prestação de um bom serviço vai melhorar  a gestão dos empreendimentos da economia popular e solidária da região e será uma boa estratégia para a inclusão sócio-produtiva desta população do CadÚnico em nosso Estado”.

Ascom/Setre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão