Tarifa Social poderá beneficiar 600 mil
Coelba alerta baianos para cadastrarem o NIS
Compartilhar
DO BAHIA TODO DIA | 26/03/13 | 13H37
Cerca de 600 mil famílias baianas ainda não são beneficiadas com a Tarifa Social de Energia. Quem revela esse número é a Coelba ao chamar atenção desse baianos que ainda não cadastraram seu NIS (Número de Identificação Social). Essa é a principal condição para se ter o direito à tarifa, benefício do governo federal que concede descontos de até 65% na conta de energia.
Segundo a empresa, a variação no valor da conta de energia de quem perdeu o benefício pode chegar até a 310%.As pessoas devem também possuir renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa e apresentarem o NIS à Coelba. Para o cadastramento da identificação, devem procurar a prefeitura do município, através da Secretaria de Ação Social, para inscreverem-se no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico).
O cadastramento é fundamental, pois, com as mudanças na legislação, 1,3 milhão de famílias baianas deixaram de contar com a Tarifa Social em 2011. Destes, 483 mil se recadastraram em 2012. A Coelba estima que outros 600 mil clientes atendem aos novos critérios e ainda podem ser contemplados com o benefício.
A tarifa confere prioridade para a participação nos projetos de eficiência energética da Coelba, a exemplo da substituição de geladeiras e doação de lâmpadas econômicas.

Comentários