Fórum da SRTE/BA discute medidas para agilizar emissão de carteiras de trabalho


No dia 16.11.2010, aconteceu uma audiência com o Superintendente do Trabalho da Bahia, Dra. Isa Maria Lélis Costa Simões, através da iniciativa do Vereador de Guanambi e Presidente da UVERMIG, José Carlos Lélis Costa – Latinha, onde foi feita a reivindicação da instalação de uma Agência Regional de Trabalho e Emprego que visa garantir e facilitar o acesso dos moradores de Guanambi e região aos serviços do MTE – Ministério do Trabalho e Emprego. A Agência Regional do Trabalho e Emprego (ATE) disponibiliza os seguintes serviços aos cidadãos da região: emissão de Carteira de Trabalho (CTPS), Concessão do seguro desemprego; homologação das rescisões contratuais;  protocolos, dentre outros serviços administrativos. Hoje (12.03.2013), no programa FALA VOCÊ - NEIDE LÚ da Rádio 106 Educativa, Isa Lélis anunciou a instalação da Agência Regional do Trabalho em Guanambi.


Ação tem por objetivo uniformizar procedimentos e compartilhar experiências para expedir o documento
A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE/BA) realizou nos dias 4 e 5 de dezembro de 2012, no auditório da instituição, em Salvador, o 2º Fórum sobre Emissão de Carteiras de Trabalho e Previdência Social no Sistema CTPS Off Line.
O encontro teve o objetivo uniformizar os procedimentos para a emissão do documento entre os parceiros (Agências do Sine, entre outros), além de compartilhar experiências e divulgar os kits de captura de imagens para as bases da emissão off line. Esta é mais uma ação da SRTE/BA para a modernização e profissionalização do serviço, que trará benefícios como, por exemplo, a redução do prazo de entrega das carteiras de trabalho.
Para esta edição do Fórum, a SRTE/BA convidou 150 parceiros, dentre os quais representantes de prefeituras, de agências do Sine, do Ponto Cidadão e de SACs. Além da superintendente do Trabalho e Emprego na Bahia, Isa Simões, participarão do Fórum o coordenador Nacional de Identificação e Registro Profissional do Ministério do Trabalho e Emprego, Francisco Gomes dos Santos; e o chefe do setor de Políticas de Trabalho, Emprego e Renda da Superintendência, Carlos Melo.
 Durante o Seminário, os colaboradores da rede de atendimento da SRTE/BA receberão a premiação “Emissor Destaque” em reconhecimento ao trabalho prestado. Eles usarão como critério a assiduidade, o cumprimento aos procedimentos, a organização e a quantidade de atendimentos realizados.
 Atualmente, a SRTE/BA possui 261 parcerias com o estado da Bahia, prefeituras e entidades sindicais habilitadas para emitir a carteira de trabalho. Em novembro do ano passado, a SRTE/BA promoveu a primeira edição do fórum. A oportunidade reuniu cerca de 90 parceiros, entre prefeituras, sindicatos, entre outros órgãos e entidades, com um aumento de 36% na adesão ao uso da nova tecnologia, o que reforça a relevância da realização do evento.
 Dados: Na Bahia, em média, são emitidas 38 mil CTPS por mês. São 456 mil documentos ao ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão