Engenheiros debatem fim dos lixões



Seminário de Resíduos Sólidos termina amanhã

DO BAHIA TODO DIA | 21/03/13| 17h05

Desde a manhã desta quinta (21), no Fiesta Bahia Hotel, os engenheiros baianos debatem o fim dos lixões e a qualidade de vida nas cidades brasileiras no Seminário de Resíduos Sólidos: Reciclando Idéias. O evento, que termina nesta sexta (22), é promovido pelo Senge-BA (Sindicato dos Engenheiros da Bahia), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e o IBAMA, e com o apoio do Ministério Público do Estado da Bahia, do CREA-BA e outras entidades.  

"O tema será abordado na IV Conferência Nacional de Meio Ambiente, que será realizada em outubro, em Brasília. Precisamos conhecer as novas ideias e propostas regionalmente, na Bahia", disse Ubiratan Félix, presidente do Senge, na abertura do seminário. O engenheiro lembrou que o evento traz a tona o problema da quantidade crescente de lixo produzido no país e que degrada e ameaça a qualidade de vida do meio ambiente, levando a promulgação da Lei Federal nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

“A lei traz diretrizes relativas à gestão integrada, ao gerenciamento de resíduos sólidos e às responsabilidades dos geradores e do poder público. Como isso implica em grandes mudanças sociais, políticas, culturais e econômicas, a sua aplicabilidade impõe desafios, como a erradicação de todos os lixões até 2014”, explicou Félix.

RECICLAR E VALORIZAR

Ubiratan destacou a importância de o seminário trazer para a Bahia o tema central da Conferencia Nacional do Meio Ambiente. “Ele reúne profissionais da engenharia, empresários, pesquisadores, estudantes, gestores públicos, representantes dos governos federal e estadual, prefeituras municipais, cooperativas de catadores de lixo e sociedade civil. Objetivamos construir, inovar e reciclar as ideias. Precisamos dos chamados ‘solucionadores de problemas’ - os profissionais da engenharia”, afirmou.

Por conta disso, o dirigente também ressaltou a importância da valorização dos engenheiros, com maior desenvolvimento da formação profissional. “Até 2015, o Brasil precisará de 300 mil novos profissionais. Para atender as necessidades do mercado, desde o pré-sal até a copa de 2014 e as olimpíadas de 2016, o país tem que forma 60 mil engenheiros por ano”, disse.

Para Célio Costa Pinto, superintendente do IBAMA na Bahia, o debate é de grande importância. “A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabeleceu como um dos compromissos a erradicação dos lixões até o ano de 2014, além de outras metas que afetam diretamente a qualidade de vida nas cidades", enfatizou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão