Encontro reúne 400 artesãos em Salvador



O lançamento do livro e DVD Conversa Quilombola: Artesanato e Tradição do Quilombo de Campo Grande - Santa Terezinha-Ba marcou a abertura do VI Encontro de Artesãos da Bahia, realizado nesta terça-feira, dia 19, Dia do Artesão, no Auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
O Encontro, realizado pelo Instituto Mauá, em parceria com o Sebrae,  reuniu 400 artesãos de diversas regiões do estado. Gente como a artesã Maria Navegantes de Menezes, conhecida como Miúda, líder da comunidade quilombola de Campo Grande, no município de Santa Terezinha, e uma das personagens do DVD que apresenta o processo de produção artesanal da localidade e como o apoio do Mauá reforçou o artesanato local.
“Antes, a gente produzia somente o tapete e a bolsa de palha. Com a chegada do Mauá, começamos a produzir também bolsas e jogos americanos. Além disso, começamos a participar de feiras e levar o nosso produto para outros estados”, conta Miúda.
O apoio aos artesãos, por meio da realização de feiras e cursos, também foi destacado pelo secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, durante a abertura do evento. “Um dos objetivos das ações desenvolvidas pelo Mauá é fazer com que os artesãos tenham autonomia”, enfatiza.
Para o diretor do Instituto Mauá, Elias Dourado, “nos últimos anos, o Mauá tem cada vez mais buscado a valorização dos artesãos e estreitado os laços e parceria com prefeituras e entidades que representam a categoria”
Durante o encontro, foi realizada a palestra do design Marco Aurélio Saad Pulchério (Marco 500), empresa de designers de São Paulo, e da artista plástica baiana, Iaçanã Simões, que abordou o tema Base Conceitual do Artesanato: Ampliando Conceitos.
Estiveram presentes no evento a chefe de Gabinete da Setre, Olívia Santana; o diretor Técnico do Sebrae-Bahia, Lauro Ramos; o prefeito de Santa Terezinha, Ailton de Oliveira, além de artesãos dos municípios de Nilo Peçanha, Morro de Chapéu, Bom Jesus da Lapa, Euclides da Cunha Santa Terezinha, dentre outros. 
 Ascom/Setre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão