Vamos intensificar a luta pela implantação da Universidade Federal da Serra Geral


Vereador quer apoio de sociedade regional e discussão direta com a Presidenta Dilma


Vereador José Carlos Latinha articula mobilização regional
pela criação da UFSG.

As lideranças que encabeçam o movimento em defesa da criação da Universidade Federal da Serra Geral querem discutir a proposta diretamente com a presidenta Dilma. A sugestão foi tema do discurso do vereador de Guanambi, José Carlos Latinha, na Câmara Municipal de Guanambi. A mobilização envolve a articulação das diversas forças políticas da região, envolvendo prefeitos, vereadores, deputados federais e estaduais e a comunidade organizada e em geral, bem como a realização de reuniões, audiências e atos públicos em defesa da criação da UFSG.

O vereador e presidente da UVERMIG (União dos Vereadores de Microrregião de Guanambi) assumiu o compromisso de iniciar a mobilização da região, com o objetivo de realizar uma audiência com o governador Jaques Wagner. Ele propõe também uma audiência com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

A articulação de duas audiências com o Governador e o Ministro da Educação são fundamentais para a retomada da luta. O objetivo é a participação de diversas lideranças políticas, inclusive, da bancada de representantes no Congresso Nacional e Assembléia Legislativa da Bahia, visando sensibilizar o Governador e o Ministro a apoiar o processo de criação da UFSG.

A composição de Geraldo Vandré diz Quem sabe faz a hora. Não espera acontecer”. A meta é tentar uma audiência com a presidenta Dilma. O professor Zezé, principal articulador e batalhador da UFSG, avalia que devemos articular o desarquivamento do Projeto de Lei, que tramitou no Congresso Nacional. 

O Vereador José Carlos Latinha entende que a decisão sobre a criação da UFSG é política. "Por isso, devemos reivindicar uma audiência com a presidenta Dilma", defende também uma ampla mobilização da região e das forças políticas com o objetivo de mostrar que a única região que não foi contemplada com uma universidade federal foi o sertão baiano, onde acontecem diversos investimentos dos Governos Federal e Estadual: Ferrovia Oeste-Leste, Parque Eólico, Minérios, Irrigação do Vale do Iuiú, sendo um importante vetor de descentralização do desenvolvimento. O conhecimento, a cultural e o avanço tecnológico são fundamentais para o desenvolvimento regional e local.


A expectativa é que o governador Jaques Wagner auxilie nas articulações para agendar a audiência no Palácio do Planalto. Outra proposta defendida pelo vereador é a realização de um ato público regional em Caetité, simultâneo à audiência com o governador, em Salvador. A ideia é reunir estudantes, professores, trabalhadores, comerciantes e empresários na manifestação que visa chamar a atenção da sociedade em geral, sobre a importância da criação da UFSG na região.

Outra proposta defendida pelo vereador é a realização de uma campanha publicitária que será realizada em Salvador, Brasília (Conferência Nacional de Educação), Guanambi (Exposição Agropecuária) e nas cidades da região.

Pauta positiva

Além de unir forças aos defensores da criação da UFSG, o Presidente da UVERMIG, José Carlos Latinha, mostrou interesse em definir uma pauta positiva com a realização de visitas aos prefeitos e câmaras da região. Vamos sair do discurso e partir para a prática – UNIVERSIDADE FEDERAL DA SERRA GERAL JÁ!


Comentários

Anônimo disse…
Senhor Latinha, primeiramente sou um admirador do seu trabalho e é louvável o objetivo...
grato
Clayton

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão