Mobilização regional pela criação da UFSG

Presidente da Câmara Municipal de Caetité
Álvaro Montenegro
 
Hoje (26), o Presidente da UVERMIG (União dos Vereadores da Microrregião de Guanambi), José Carlos Latinha, visitou a cidade de Caetité com o objetivo de debater com o Presidente da Câmara Municipal de Caetité, Álvaro Montenegro Cerqueira de Oliveira, e o Prefeito de Caetité e Presidente da AMAVALE (Associação dos Municípios da Bacia do Rio São Francisco e Serra Geral), Zé Barreira, a necessidade da retomada da mobilização regional pela criação da Universidade Federal da Serra Geral - UFSG. Ficou definida uma visita do Presidente da UVERMIG na sessão da Câmara Municipal de Caetité na próxima semana. 

Nova Diretoria da AMAVALE:
Presidente - Zé  Barreira. 

O Vereador José Carlos Latinha também visitou a Casa de Anísio Teixeira, onde funciona o Museu (Centro de Memória); Oficinas de Arte-Educação; Biblioteca Pública; Biblioteca Móvel; Cinema, Encontro Literário e outros eventos no Cine-Teatro; Núcleo de Contação de Histórias; Sala de Inclusão Digital. 


Anísio Teixeira, no livro "Ensino Superior no Brasil", dedica um capítulo sobre a consolidação e a expansão do ensino superior no país. Por isso, a luta pela criação da UFSG deve ser simbolizada pela figura do ilustre educador Anísio Teixeira.

Comentários

César disse…
Podemos unir forças com a região de Macaúbas:
CÂMARA APROVA CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA. - E A NOSSA?



O movimento que deu certo contou a união de municípios vizinhos e muita força política.
NOTICIA O BN QUE "A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA (CCJ) APROVOU NA TARDE DESTA TERÇA-FEIRA (12), PROPOSTA DO EXECUTIVO QUE CRIA A UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA (UFESBA), COM CAMPI NOS MUNICÍPIOS DE ITABUNA, PORTO SEGURO E TEIXEIRA DE FREITAS. O TEXTO DO PROJETO DE LEI 2207/11 SEGUIRÁ PARA O SENADO, EXCETO SE HOUVER RECURSO PARA QUE SEJA ANALISADO PELO PLENÁRIO DA CÂMARA.O PROJETO TAMBÉM CRIA 617 CARGOS DE PROFESSOR, 242 CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DE NÍVEL SUPERIOR E OUTROS 381 CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DE NÍVEL MÉDIO PARA A NOVA UNIVERSIDADE. O RELATOR NA CCJ, DEPUTADO GERALDO SIMÕES (PT-BA), ANALISOU A CONSTITUCIONALIDADE DA PROPOSTA E DEFENDEU SUA APROVAÇÃO, INFORMA A AGÊNCIA CÂMARA. "


"UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA INICIARÁ ATIVIDADES EM 2014"

(Publicado no dia 31 de dezembro de 2012, no site: www.jequiereporter.com.br)

Várias manifestações públicas foram feitas em defesa da criação da Ufsba
"Lideranças políticas e as comunidades de 48 municípios localizados na costa meridional do Estado fecham o ano de 2012 com um excelente motivo para comemorar. Em 2013 será inaugurada uma terceira instituição de ensino superior federal na Bahia, a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsba). Os trabalhos para implantação estão na fase final. Os últimos detalhes do projeto serão discutidos em reunião marcada para quinta-feira (03/12) partir das 9h da entre o governador Jaques Wagner, o Secretário de Educação do Estado, Osvaldo Barreto, a reitora Dora Leal, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), tutora da nova instituição e o ex-reitor da UFBA, Naomar de Almeida Filho, Presidente da Comissão de Implantação da nova instituição. De acordo com o projeto, a Ufsba, terá campi nos municípios de Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Itabuna, sendo esta última, a sede da reitoria. O inicio das atividades está previsto para 2014."
É realmente possível criar uma universidade em Macaúbas?

A terra do Granito Azul e do São João quando terá uma universidade?

Mobilização - vontade política - liderança - capacidade acadêmica - recursos financeiros... Parece que o caminho é este. Entretanto, nota-se ausência de muitos itens destes em situações que a comunidade toda poderia "treinar" estas habilidades... Podemos aqui enumerar dois fatos, como exemplos, que faltaram mobilização comunitária e política, o que nos dá uma ideia da distância que temos de uma universidade. Uma delas foram as queimadas nas serras de Macaúbas, foi visto uma apatia, desinteresse e falta de mobilização comunitária, além da falta de liderança e chamado público. Um outro exemplo de falta de "amor à terra" é o caso da perda de território para Riacho de Santana, até o momento nenhuma autoridade administrativa ou política se manifestou para defender seu território e nenhum movimento social (que Macaúbas parece não ter) deu um passo a frente em defesa da Terra Amiga!


Vendo as imagens imaginamos o que são "interesses" coletivos!
Que chocam-se com os interesse particulares e políticos.

Quem acompanha os processo de criação de universidades no interior da Bahia, percebeu que antecede a este feito muita MOBILIZAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA em torno do assunto. ou seja, PRESSÃO POLÍTICA... Mas o que nós menos temos são POLÍTICOS interessados em educação e desenvolvimento social.... Na verdade é mais fácil lidar com os "currais eleitorais" do que com CAMPUS UNIVERSITÁRIOS...
Vamos esperar então os próximos 180 anos... Ou mude sua postura caro macaubense!...
http://www.macaubasonoff.com/2013/03/camara-aprova-criacao-da-universidade.html

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão