Aumenta casos de dengue na Bahia



SSA e mais 9 cidades estão em estado de alerta

DO BAHIA TODO DIA | 27/02/2013 | 08h20


O mês de fevereiro de 2013 já registra um aumento de 12% nos casos de dengue registrados no mesmo período de 2012 em Salvador. Um estudo feito pelo Ministério da Saúde coloca a capital baiana e mais outras nove cidades do interior em estado de alerta no combate ao mosquito. Na capital, os bairros com maiores índices registrados são os da Liberdade, São Caetano, Valéria, Cabula, Tancredo Neves, Pau da Lima e o Subúrbio Ferroviário.


Geruza Moraes, gerente do Controle de Zoonoses da capital explica que os maiores criadouros são os reservatórios baixos, como tanques feitos no chão. Ela salienta os cuidados também para "os reservatórios móveis, como vasos de plantas, cacos, tampilhas, tudo que se deixa para acumular água."

Segundo o instituto de zoonoses, evitar água limpa e parada é a principal dica para se evitar o mosquito. 

Interior

Outras cidades baianas também têm intensificado o combate ao mosquito transmissor da doença. Em Feira de Santana, o número de casos preocupa as autoridades. "Nós já estamos enfentando uma epidemia. São pelo menos 60 casos já confirmados e 40 já confirmados", informou Amarry Morber, chefe da Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana.

A Secretaria de Saúde do Estado não confirma o surto de dengue em Feira de Santana, mas considera a cidade como uma das 10 em situações de alerta, junto com Salvador, Jequié, Guanambi, Teixeira de Freitas, Brumado, Canarana, Manoel Vitorino, Taque Novo e Itabuna, município que registra 27% de infestação pelo mosquito, maior número do estado e terceiro maior índice do Brasil. Em 57 bairros de Itabuna, apenas dois não tiveram casos da doença. Já foram registrados 221 casos de dengue no município neste ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão