Após emissão da licença do Porto Sul, Ivana Bastos quer liberação integral das obras da Fiol


 
Após quatro caravanas de deputados estaduais e federais aos órgãos responsáveis pela liberação das obras do Porto Sul, a Valec e o Ibama, em Brasília, a deputada Ivana Bastos comemorou a notícia de que o Ibama finalmente emitiu a Licença Prévia para instalação do Porto Sul, que será construído em Ilhéus e estará interligado aos trilhos da Ferrovia Oeste Leste (Fiol).

A Licença Prévia No 447/2012 foi emitida ontem e ainda será publicada no Diário Oficial. O Governo do Estado, que através da Casa Civil coordenou todo o trabalho de emissão da licença, e a Bahia Mineração (Bamin), empresa que terá um terminal privado no local, agora vão trabalhar na formalização de documentação junto a agência portuária nacional para logo em seguida ser emitida a licença de instalação pelo Ibama, e assim iniciar as obras ainda nos primeiros meses de 2013.
A estrutura portuária que será montada em Aritaguá, na zona norte ilheense, terá capacidade para exportar até 66 milhões de toneladas de grãos e minérios, anualmente. Parte das cargas chegará ao porto por meio da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol)
A deputada Ivana Bastos, que é presidente da Comissão da Fiol na Assembleia Legislativa, comentou a emissão da licença. "Nós esperávamos ansiosamente por essa licença ambiental. Agora vamos pressionar ainda mais os órgãos envolvidos para que as licenças dos lotes da Ferrovia também sejam emitidas o quanto antes, especialmente dos lotes 5 a 7, que vai de Guanambi a Barreiras. Como já dissemos há muito tempo, não há ferrovia sem porto, e não há porto sem ferrovia", afirmou.

Ivana Bastos também anunciou que já está marcada uma nova caravana, para Brasília, para reuniões com representantes do Ibama e da Valec e os deputados estaduais que compõem as comissão da Fiol, do Porto Sul e de Infraestrutura, 12 de dezembro próximo, quando pretende-se resolver também as últimas pendências da Fiol.


 
FONTE: Lorena Vasconcelos
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão