Eleição: neoliberais em queda livre!


9 DE OUTUBRO DE 2012 - 16H15 
DEM e não DEMO
  

Portal Vermelho


A  direita neoliberal representada pelo PSDB, PPS e DEM perdeu prefeituras e volume de votos em relação à eleição de 2008. O pior desempenho foi o do DEM, que perde votos e influência de maneira arrazadora


A oposição burguesa e neoliberal obteve um fraco desempenho no 1º turno das eleições municipais de 2012, com a redução do número de prefeitos eleitos pela direita disfarçada de centro (PSDB e DEM) e de centro-"esquerda" (PPS). O PPS, partido de traição ao socialismo, reduziu seu numero de prefeitos de 132 em 2008 para 120 eleitos até o momento. 

Já o PMDB manteve nas eleições deste domingo (7) o título de campeão das prefeituras, ainda que com um número menor do que há quatro anos. O PSB registrou o maior crescimento entre os partidos maiores e o PSD estreou em quarto lugar no ranking municipal.

O PSD, novo partido criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, elegeu 491 prefeitos, beneficiando-se, principalmente, da desidratação do Democratas (DEM), legenda que mais sofreu com a transferência de políticos e que elegeu neste ano 274 prefeitos. Dos 500 prefeitos eleitos pelo DEM há quatro anos, 105 transferiram-se para o novo PSD, segundo dados do DEM, que, nas capitais dos estados, elegeu o prefeito de Aracaju e disputará o segundo turno em Salvador, contra a aliança PT/PCdoB.

O PSD, apesar do bom desempenho, não elegeu prefeitos em capitais no primeiro turno, e enfrentará um novoround apenas em Florianópolis, contra o PMDB.

O PMDB elegeu 1.025 prefeitos, menos que em 2008, quando foram 1.199. A legenda disputará outras 16 cidades no segundo turno, inclusive três capitais: além da capital catarinense, Campo Grande (MS), numa disputa contra o PP; e Natal (RN), onde o rival é do PDT. O PMDB conseguiu conquistar duas capitais no primeiro turno: Boa Vista (RR) e Rio de Janeiro (RJ), com Eduardo Paes, que se reelegeu com folga para seguir no comando da cidade durante a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

PT e PSB sobem; PSDB cai


PT e PSB foram os únicos entre os grandes partidos que registraram ganhos nesta eleição, em comparação com 2008. Os socialistas tiveram o maior crescimento, passando para 416 prefeituras, ante as 314 de quatro anos atrás, segundo o partido. Nas capitais, o PSB elegeu o prefeito de Recife (PE), tendon Luciano Siqueira, do PCdoB, como vice, e o apoio do governador e presidente nacional do partido, Eduardo Campos; e reelegeu também o prefeito de Belo Horizonte (MG). A legenda participará, ainda, do segundo turno em Porto Velho (RO), contra o PV, além das disputas em Fortaleza (CE) e Cuiabá (MS), contra o PT. 

O PT elegeu prefeitos em 624 cidades; em 2008, conseguiu eleger 558 prefeitos. Em Goiânia (GO), o prefeito petista assegurou um novo mandato sem a necessidade de um novo turno. O PT terá candidatos no segundo turno em seis capitais e outras grandes cidades. Além de Salvador, Fortaleza e Cuiabá, repetirá a rivalidade contra o PSDB em São Paulo (SP), Rio Branco (AC) e João Pessoa (PB).

Maior partido de oposição no plano nacional, o PSDB, teve queda acentuada elegendo 693 prefeitos no primeiro turno; em 2008 elegeun 784 prefeitos. Entre as capitais, a legenda já assegurou a eleição em Maceió (AL), e disputará o segundo turno em outras oito. Além de rivalizar com o PT em três capitais, o partido concorre em Vitória (ES), contra o PPS; Manaus, contra o PCdoB; Belém, contra o PSOL; São Luís, contra o PTC; e Teresina, contra o PTB.

O segundo turno será disputado no dia 28 de outubro.

Com informações da Rede Democrática


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão