Povo acompanha Lula no comício da virada em Salvador


Portal Vermelho


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na última sexta-feira (14) no comício de apoio à candidatura de Nelson Pelegrino na Praça Castro Alves, o mais nobre palco das manifestações populares na capital baiana. Milhares de pessoas se aglomeraram para acompanhar os discursos de Lula e dos candidatos a prefeito e vice da coligação “Todos juntos por Salvador”, Nelson Pellegrino (PT) e Olívia Santana (PCdoB) e outras lideranças políticas da cidade.


..
.















É a primeira atividade de que Lula participa na campanha eleitoral deste ano na região Nordeste do País. Sua presença em Salvador pode representar o momento da virada e da arrancada para a vitória da candidatura de Pellegrino e Olívia à Prefeitura. 

Em declarações à imprensa, o governador Jaques Wagner, que recebeu o ex-presidente no aeroporto e acompanhou-o durante a estada na capital baiana, Lula é o comandante de “uma jangada com a vela aberta, conduzida hoje pela presidenta Dilma Rousseff”.

“O tempo da fruta é no dia 07 de outubro. O tempo da fruta é no dia 28 de outubro”, afirmou Wagner, confirmando a expectativa de segundo turno com o candidato Nelson Pelegrino disputando votos até os últimos instantes da eleição.

“Não podemos deixar Salvador na contramão desse projeto”, assegurou o governador” (... )“Na hora de entregar a obra, Dilma não olha o partido do governador. Nós estamos fazendo obras nos 417 municípios da Bahia, independentemente de partido”, comentou o chefe do executivo estadual, empolgado com o que ele chamou de “virada de Pelegrino”.

Pelegrino fez críticas severas aos adversários. “O time de Neto é ele e Imbassahy”, disse, evidenciando a aliança entre o DEM e o PSDB na capital baiana, comentando o anúncio da adesão do deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) à campanha de ACM Neto.
Durante seu discurso, Pelegrino lembrou da influência que o ex-presidente teve na construção de um projeto baseado na melhoria da qualidade de vida da população. 

A candidata a vice, Olívia Santana, do PCdoB,  agradeceu a presença da militância no evento e declarou que “este é o comício da virada" ." Ter Lula presente aqui é a prova de que essa coligação vai lutar pela defesa de uma cidade mais justa e igualitária. Nossa chapa tem projeto político e interesse social no comando”, disse a vereadora comunista.

Com a voz ainda rouca, resultado do tratamento contra o câncer de laringe, o ex-presidente foi entusiasmado no apoio a Pelegrino. “O que faz uma boa administração não é um bom discurso. É um bom projeto. Se Pelegrino chegar com um bom projeto com Wagner, a presidenta Dilma também vai apoiar”, apontou, afirmando que “quando o prefeito está alinhado com o governador, quem ganha é o povo”. 

Lula criticou duramente o candidato direitista à Prefeitura de Salvador, ACM Neto, do DEM Alves. "Se esse cidadão, que é candidato contra o Nelson, teve a coragem de dizer, que queria bater no presidente da República, imagine o que ele não vai fazer com um camelô de Salvador".

O ex-presidente chamou os adversários do PT na Bahia de "truculentos" e disse que não gostam do povo. "É preciso tomar cuidado porque em época de eleição a coisa mais importante é o povo pobre. Em eleição, rico não tem nenhum valor. Porque ricos são poucos e têm poucos votos. 

Lula fez comparações entre Pelegrino e os representantes do grupo carlista, o núcleo mais reacionário da política baiana. "É importante a gente olhar quem tem uma folha de serviços prestada ao povo de Salvador, quem há 10, 15 anos, estava nas ruas de Salvador brigando por vocês contra a truculência de um governador que tinha nesse estado. E Nelson nunca faltou em defesa daqueles que estavam sendo vítimas de injustiças", afirmou.

Lula recomendou a Pelegrino que se for eleito deve dar prioridade aos pobres, como ele próprio fez à frente do governo nacional. "Quando eu era presidente dizia: eu sei de onde vim e sei para onde vou voltar. Eu não vou para Paris, para Nova Iorque, Londres, vou para um apartamento a 600 metros do sindicato onde eu nasci na política. Vou ficar sentindo o cheiro da peãozada que me fez ser presidente da República. E isso você não pode perder. Por mais que você viva momento de dificuldade, nunca aceite conselho de assessor. Saia para rua e vá explicar para o povo a dificuldade que você tem e o povo vai ajudá-lo a resolver essa dificuldade".

Com agências


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão