Cai máscara de Policarpo Jr. da Veja



Jornalista era funcionário de Carlinhos Cachoeira

DO BAHIA TODO DIA | 07/09/12 | 08h06

Nada como uma CPI atrás da outra para conhecer de fato as verdades sobre pseudos heróis da moralidade que trabalham nos meios de comunicação. A mulher do bicheiro Carlinhos Cachoeira, Andressa Mendonça, afirmou que o jornalista da sucursal da revista Veja em Brasília, Policarpo Júnior, era funcionário do contraventor.

Ele, que ajudou a deflagrar a crise do “mensalão” em 2005, com uma matéria que mostrou o flagrante de um funcionário dos Correios recebendo R$ 3 mil de propina, hoje, terá que explicar como era remunerado por Cachoeira.   

Seguramente isso explica porque a revista que sempre se colocou como defensora da ética na política demorou a esmiuçar o esquema comandado pelo bicheiro.

Mais do que anunciar essa relação, Andressa Mendonça confessou que o jornalista teria montado um dossiê contra o juiz Alderico Rocha, responsável pelo caso Cachoeira, para publicar matéria na Veja, a mando do bicheiro. 

Sobre essa relação de profissionais da imprensa com esquemas em Brasília, o jornalista Luiz Nassif já especulava que a promoção de Policarpo ao segundo cargo mais prestigiado da “Veja”, o de redator-chefe, se deu devido à “associação” com Cachoeira.

Nassif vai mais além ao dizer, em seu site, que “a necessidade de fabricar escândalo a qualquer preço provocou a aproximação, mais que isso, a cumplicidade entre alguns jornalistas, grampeadores e chantagistas”.  

Segundo ele, “é uma aliança espúria, porque o leitor toma contato com os grampos e dossiês divulgados. Mas, não se trata de melhorar o país, mas de desalojar esquemas barra-pesadas em benefício de outros esquemas, igualmente barra-pesadas, mas aliados ao repórter”. 

Para Nassif, publicações sérias precisam definir regras claras de convivência com esse mundo do crime. “A principal é o jornalista assegurar que material recebido será publicado – e não utilizado como elemento de chantagem”, afirmou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão