PCdoB executa seu maior projeto em eleições municipais


Editorial Portal Vermelho


Realiza-se em São Paulo nesta sexta-feira (24) a reunião da Comissão Política Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Os dirigentes nacionais do Partido fazem uma abrangente discussão sobre o quadro político nacional e sobre a execução do projeto para as eleições municipais de 7 de outubro.


O presidente nacional do Partido, Renato Rabelo, fez uma abrangente apreciação da conjuntura política do país e da batalha das eleições municipais em curso. 

O dirigente fez duras críticas à ofensiva da mídia privada e das elites conservadoras do país em torno do julgamento do chamado “mensalão”: “A elite conservadora nunca aceitou os êxitos da aliança democrática e popular liderada por Lula desde 2003; hoje sem alternativa e proposta que ganhe a maioria do povo, esta elite procura aproveitar ao máximo a oportunidade oferecida pelo episódio cunhado como ‘mensalão’”, disse, na abertura de sua intervenção . 

Rabelo destaca que o braço midiático das elites conservadoras e reacionárias “faz a luta do vale-tudo para impor ao país o julgamento do dito ‘mensalão’ como centro da luta política atual, querendo que seja um espectro que permeia o pleito municipal”. Ele ressalta que já foi “estranha” a coincidência do julgamento com as eleições municipais, prevalecendo o intento obscuro de obter uma decisão a todo vapor. 

Na opinião do presidente do PCdoB, os conservadores usam uma poderosa máquina publicitária para atingir o PT, o ex-presidente Lula e toda a esquerda.

Isto ocorre, na opinião do líder do PCdoB, “porque pretendem persistente e desesperadamente destruir o projeto que vem sendo construído sob a liderança de Lula no período recente”. “Não podemos ter ilusões quanto a este propósito dessas forças reacionárias”, agregou.

Segundo Rabelo, outra razão pela qual o “mensalão” está sendo explorado avidamente neste momento é o ambiente desfavorável à oposição na batalha eleitoral. “Agora, nas principais cidades – assinala – a situação é desfavorável à oposição, conforme atestam os cenários que se projetam para o PSDB e o DEM em São Paulo, Salvador e Fortaleza”.

Dilma: autoridade e prestígio

A abertura da reunião da Comissão Política propiciou também uma avaliação pelos dirigentes comunistas sobre a evolução do governo Dilma e os principais problemas políticos, econômicos e sociais da atualidade. 

Segundo a percepção do presidente nacional do PCdoB, Dilma continua obtendo índices ascendentes de aprovação, o que revela seu crescente prestígio e autoridade.

Sobre os desafios econômicos, Rabelo reafirma a opinião que tem dado de que o Brasil precisa crescer anualmente em torno de 6% do PIB, a partir do próximo ano. Para isso, diz, “é necessário recompor um investimento da ordem de 25% do PIB, dirigido principalmente para a infraestrutura, a retomada da indústria e a intensificação da inovação”.

Nesse sentido, Rabelo declarou apoio ao plano de concessões anunciado recentemente pela presidenta Dilma Rousseff, que prevê o aumento da capacidade de investimento e consequentemente a geração de emprego e renda. “O país precisa da cooperação entre o capital estatal e o privado, no quadro da profunda crise internacional sem previsão de término”, assinala. Para Rabelo, o governo da presidente Dilma não anunciou privatizações, mas procurou aperfeiçoar o desenvolvimento dos modelos de concessão e parcerias já existentes, reforçando o papel regulador do Estado.

Rabelo concluiu sua análise de conjuntura abordando o complexo problema das greves do funcionalismo público federal, defendendo que o critério da posição do Partido é não admitir perdas salariais em relação à inflação e buscar a obtenção de aumento real conforme o crescimento do PIB. “Num mundo em crise, esta é uma grande conquista”, afirmou. Ele propôs que as lideranças sindicais do Partido se mobilizem no sentido de “criar um ambiente favorável ao diálogo e à negociação”. 

Desafios eleitorais 

A reunião da Comissão Política Nacional do PCdoB debruça-se sobre “o maior projeto eleitoral no âmbito da eleição municipal”, segundo qualificou o presidente nacional da sigla.

Superada a fase pré-Convenções, em que se homologou um projeto de grande dimensão, e os primeiros momentos da campanha que antecederam o período do horário eleitoral no rádio e na TV, chegou-se a uma fase de mobilização total, de campanha aberta, de debate com o conjunto do eleitorado, de mobilização do povo.

Nesta fase, que é a decisiva, é imperioso mobilizar ao máximo a militância partidária, reforçar as alianças, consolidar as chapas de vereadores, superar as limitações materiais e de infraestrutura e manter cada vez mais em evidência as candidaturas a prefeitos e prefeitas nas capitais e cidades médias onde são competitivas, com chances de vitória.

Da Redação do Vermelho, com informações da Presidência nacional do PCdoB


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão