Dilma visitá mutirão de cirurgia de catarata em Serrinha



Dilma visitá mutirão de cirurgia de catarata em Serrinha

por Mariele Góes - Bahia Notícias

A presidente Dilma Rousseff visitará o município de Serrinha, no nordeste baiano, na próxima sexta-feira (24). A líder nacional irá participar do mutirão de cirurgia de catarata promovido pelo projeto Saúde em Movimento, do governo estadual. Dilma pretende aproveitar a oportunidade para conhecer a iniciativa de perto e transformá-la em uma ação federal, assim como fez com o programa Água Para Todos. Segundo dados do Ministério da Saúde, há aproximadamente 350 mil brasileiros com cegueira causada pela doença e a incidência estimada de 120 mil novos casos por ano. O Saúde em Movimento teve início em setembro de 2009 e já realizou 318.040 consultas oftalmológicas e 83.176 cirurgias de catarata no estado. O atendimento é prioritário para idosos a partir de 60 anos de idade com catarata senil, usuários com catarata traumática ou congênita e matriculados no Programa Todos pela Alfabetização (Topa). A ação conta com uma equipe de oftalmologia, composta por cerca de 70 profissionais, e oferece aos pacientes, além da operação, todos os exames pré e pós-operatórios e o colírio que é utilizado nos primeiros 15 dias após o procedimento. Para a etapa da microrregião de Serrinha, estão previstas 7 mil consultas. 

Comentários

Anônimo disse…
Governo da Bahia inicia a atualização do cadastro do Programa Casa da Gente
IN IMÓVEIS / ON 28 DE JULHO DE 2012 AT 7:10 /


Governo da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano – SEDUR e da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia – CONDER, inicia na quinta-feira dia 26 de Julho, a atualização do cadastro de demandas habitacionais – Programa Casa da Gente/Minha Casa, Minha Vida. O cadastramento é individual, espontâneo, gratuito e deve ser feito exclusivamente pelo site www.casadagente.sedur.ba.gov.br. Com posse dos documentos pessoais, a inscrição pode ser efetuada de qualquer equipamento com acesso à internet, seja em casa, no trabalho, na associação comunitária, no sindicato, em órgão municipal de assistência social.

Durante três meses, todas as pessoas que se inscreveram em 2009 deverão acessar o site e atualizar os seus dados. Outras famílias, que tenham renda total de até três salários mínimos, também podem se inscrever através do sistema. É importante ressaltar que a inscrição no programa não garante automaticamente a casa própria para todos os inscritos. Existem critérios, previstos pela Portaria nº 610/2011 do Ministério das Cidades e pela Resolução Nº003/2012 do Conselho Estadual das Cidades – ConCidades/BA, que priorizam o atendimento a famílias oriundas de áreas de risco ou insalubres, que tenham mulheres como chefes de família, pessoas com deficiência; famílias com condição de vulnerabilidade social, com maior tempo no cadastro oficial do Estado ou prefeitura, entre outros.

Zonas rural e urbana

O objetivo do Governo Estadual é cadastrar a demanda por habitação de interesse social em todo estado da Bahia, seja na área urbana ou rural, conforme previsto pela Política Estadual de Habitação de Interesse Social – PEHIS. Para maior abrangência do processo de inscrição, é importante a parceria e a colaboração de uma rede de agentes de mobilização, como os municípios que aderiram ao Sistema Estadual de Habitação de Interesse Social, as entidades sociais, que atuam pelo direito à moradia, conselhos municipais e ConCidades/BA.

Histórico

O cadastro de demandas habitacionais para os programas Casa da Gente/Minha Casa, Minha Vida ocorreu em 2009, na modalidade presencial e através da internet. Desde então, foram realizadas duas chamadas públicas, convocando mais de oito mil famílias a apresentarem a documentação que posteriormente é encaminhada para análise da Caixa Econômica Federal, que é responsável pela aprovação dos candidatos, assinatura dos contratos e entrega das chaves dos apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida.

Fonte: tribunadabahia

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão