CIDADE DA BAHIA É UNIVERSALIZADA COM ACESSO À ÁGUA, ATRAVÉS DE CISTERNAS DE CONSUMO




A cidade baiana de Ibotirama, no Médio São Francisco Baiano, universalizou neste mês de agosto, o acesso à água em todo o município, através das Cisternas de Consumo, do Programa Água Para Todos do Governo Federal. Ao todo foram instaladas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba – Codevasf, 823 cisternas na zona rural do município, beneficiando todas aquelas famílias que não tinham acesso nenhum ou precário de água no município. Cerca de R$ 4 Milhões foram investidos para a instalação das cisternas, as quais foram indicadas e validadas pela sociedade civil, através do Comitê Gestor Municipal do Programa Água para Todos.

A universalização do acesso à água é a primeira a acontecer na Bahia, através do Programa de Cisternas de Consumo e é um marco nas políticas públicas do Governo Federal no Estado. Tanto é que a Secretária de Agricultura do Município, Andrezza de Cássia Lino de Souza, classifica com uma das maiores obras da história do município e que a dependência da água para uma qualidade de vida melhor reduzirá significativamente.

Os moradores de comunidades como Areia Branca, Assentamento de Linha, Caraíbas, Barro Branco e Itapeba de Baixo, estão satisfeitos com o recebimento das cisternas e comentam que nunca ficaram tão esperançosos com a espera da chuva como a deste ano.

PROGRAMA ÁGUA PARA TODOS NO MÉDIO SÃO FRANCISCO BAIANO

Através do Programa de Cisternas serão universalizadas 06 cidades na região do Médio São Francisco Bahiano. Já estão validadas cerca de 7.800 familias nas cidades de Ibotirama, Barra, Boquira, Macaúbas, Caetité e Riacho de Santana. Através do levantamento inicial do Ministério do Desenvolvimento Social e do Ministério da Integração, 6.277 beneficiários seriam contemplados, porém com os trabalhos dos Comitês Gestores Municipais, esses números foram superados devido às consultas e levantamentos com as Comissões Comunitárias em todas as localidades da zona rural dos municípios.

Já se iniciaram as instalações de Cisternas nos Municípios de Boquira e Macaúbas. A previsão é que sejam atendidas 2.500 famílias e que nos meses de agosto e setembro já estejam 100% instaladas.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão