Marcha dos servidores unifica luta da classe trabalhadora


Portal Vermelho


Uma marcha vitoriosa. Assim classificam, os servidores públicos federais, a passeata realizada na manhã desta quarta-feira (18), em Brasília (DF). Com diversos setores do funcionalismo público, além de estudantes e até metalúrgicos presentes em solidariedade à luta da categoria, em greve unificada há um mês. Além da marcha, que reuniu cerca de 10 mil pessoas, um grande acampamento montado na Esplanada dos Ministérios concentra cinco mil servidores.




Fotos da marcha dos servidores em Brasília de Antonio Cruz/ABr

Durante a caminhada, dirigentes sindicais se alternavam nos discursos em frente aos prédios públicos por onde passavam, como o Palácio do Planalto. Chegou a bloquear as seis faixas na Esplanada dos Ministérios, no trecho entre a Catedral até o Congresso Nacional, e interditou o outro lado do Eixo Monumental. Os manifestantes pararam em frente ao Ministério do Planejamento para mandar seu recado à ministra Miriam Belchior.

“É um fenômeno, uma indignação grande e uma demonstração da vontade em querer exigir do governo somente o que é de direito, que é apenas a negociação. Que eles nos ouçam, que nos chamem para negociação. Estamos hoje há 36 dias em greve e nada, nenhumas chamada, nenhuma conversa. Deveriam nos tratar com o mesmo respeito que têm com outros setores e chamar para a negociação como fizeram com o Proifes[Federação de Sindicato de Professores de Instituições Federais do Ensino Superior] e com o Andes [Sindicato Nacional dos Docentes das Institutições de Ensino Superior]”, declarou o secretário Nacional dos Serviços Públicos e do Trabalhador do Público da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), João Paulo Ribeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão