Avanço da dengue indica risco de epidemia em 2013


A Tarde

Marjorie Moura
Marco Aurélio Martins/Agência A TARDE


O alerta vermelho para uma  epidemia de dengue no verão 2012/2013 está aceso nas secretarias da Saúde do Estado e de vários municípios baianos. O crescimento dos registros de casos é de 21,36%, em relação ao mesmo período em  2011.
São 54.363 notificações de suspeitas da doença, entre janeiro e 7 de julho. O mais grave é que, normalmente, nesta época do ano a disseminação da doença é menor, mas em maio último ocorreu elevação de 19% dos casos e, em junho, de 21%, em relação ao mesmo período em 2011.

Como agravante, foram detectados perigosos Índices de Infestação Predial (IIP) de larvas do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, em várias cidades, e o vírus prevalente este ano é do tipo 4, para o qual os baianos não possuem imunidade.
Interior  - Segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), 390 municípios baianos (93,5% do total) notificaram a doença nos sistemas de informação da Vigilância Epidemiológica.
Junto com a capital, Itabuna, Feira de Santana, Jacobina, Senhor do Bonfim, Guanambi, Serrinha, Ilhéus, Jequié e Teixeira de Freitas concentram 44,4% das notificações.
De acordo com Alcina Andrade, titular da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa/Sesab), do total de notificações, 165 casos das formas mais graves da doença –  como febre hemorrágica, dengue com complicações e síndrome do choque – foram confirmados.
Houve  23 mortes, número abaixo do registrado no mesmo período em 2011.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão