População do oeste baiano conta com nova UPA e com o Programa Saúde em Movimento


A população de treze municípios da região oeste da Bahia conta com cobertura 24 à saúde, com a inauguração, neste sábado (16), pelo governador Jaques Wagner, da Unidade de Pronto Atendimento de Santa Maria da Vitória, distante cerca de 900 quilômetros de Salvador. O município também recebeu, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), o investimento de R$ 720 mil na pavimentação de diversas ruas do Bairro Nova Esperança.

Após a inauguração, a comitiva do governador seguiu para a cidade de Santana, a 50 quilômetros de Santa Maria da Vitória, que recebeu as ações da Estratégia Saúde em Movimento-Oftalmologia. Os trabalhos começaram no último sábado (09) e terminam neste domingo (17). Estão sendo disponibilizadas 7 mil consultas, sendo 1,5 mil  para alunos do programa Todos pela Alfabetização (Topa) e 5,5 mil para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) acima de 60 anos, além de 1,5 mil cirurgias de catarata.



“A UPA melhora a assistência à população e racionaliza o atendimento, deixando para os grandes hospitais somente para os casos que dependem de uma estrutura mais complexa”, afirmou o governador.

Firmina Santos Silva, 67 anos, moradora de Santa Maria da Vitória, disse que já teve problema de saúde e teve dificuldades para ser atendida. “Agora, com este hospital, vai ficar melhor, porque teremos espaço para os pacientes, exames e bons médicos. Quem tem filho pequeno ou mais idade, como eu, agora tem mais segurança, com este atendimento 24 horas”. Para Juarez Souza, 70 anos, a unidade é muito importante porque vai atender a outros municípios. “Aqui por perto eu nunca vi um hospital como este”.

A quinta UPA inaugurada no estado tem capacidade para atender 150 pessoas por dia e faz parte da política de saúde do governo federal, em parceria com estados e municípios. A unidade possui unidades de observação masculino, feminina e infantil, salas de emergência, de classificação de risco, de hidratação, de nebulização, de medicamentos, dois consultórios clínicos, farmácia, serviço social.  Está equipada ainda com aparelhos de eletrocardiograma, desfibriladores e monitores cardíacos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão