Instituto Mauá visita os artesãos do presídio de Guanambi


Ontem (8), o Presídio de Guanambi, recebeu a visita das profissionais da Gerência de Produção e Comercialização (GEPAR) do Instituto Mauá , Iaçana Simões e Vera Machado. O objetivo foi conhecer a produção do artesanato do presídio e adquirir produtos feitos pelos detentos , visando fortalecer e fomentar a cadeia produtiva do artesanto e a geração de emprego e renda, bem como estimular mais uma  alternativa de ocupação  para os jovens do sistema prisional da cidade. Os artesãos Diêgo Alves Pereira, Adão Fagner, Edson Marques da Silva, Weliton Charles, Edcarlos da Silva Santos e Givaldo Alves dos Santos fizeram a exposição dos seus trabalhos com artesanatos.


A visita foi organizada pela Coordenadora do TOPA - Todos Pela Alfabetização, Ione Ribeiro, e a Professora do TOPA, Elizabeth Cristy Viana de Souza, que realizam um importante trabalho social com os jovens detentos, através da implantação do TOPA que atende 120 jovens com formação educacional e profissional, criando novas alternativas e ocupações para a juventude do sistema prisional local. Os investigadores da Polícia Civil, Moíses Matias e Luís colaboram com esse importante trabalho de resgate da dignidade dos presos e estimulam o trabalho e a formação dos jovens, o que refletirá na recuperação dos jovens infratores.

O Vereador José Carlos Latinha acompanhou a visita e assumiu o compromisso de mobilizar a sociedade e as forças políticas da cidade, visando reivindicar do Secretário Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, a construção de uma Casa de Detenção de Guanambi. A necessidade da construção urgente do estabelecimento penal para aperfeiçoamento do sistema carcerário do município e da região, contribuindo de maneira contundente para o estabelecimento de um ambiente disciplinar que assegure ao encarcerado as mínimas condições morais para sua reintegração social. O Vereador também destaca a necessidade da criação e instalação do Núcleo de Apoio e Acompanhamento às Penas Alternativas, que representa um avanço significativo no sistema prisional de toda região, com foco no acompanhamento, fiscalização e execução de medidas e penas alternativas para aqueles que tenham cometido crimes de menor intensidade e que representem pouco ou nenhum perigo a sociedade, impondo aos mesmos medidas punitivas de caráter educativo e social.

O vereador José Carlos Latinha também assumiu o compromisso de elaboração imediata de um projeto para a melhoria da estrutura f´ísica do presídio, através da mobilização da sociedade, igrejas e da iniciativa
privada, visando a conclusão da sala de aula do TOPA, reforma de um espaço para o trabalho artesanal dos detentos, aquisição de computadores para a criação da sala de informática, entre outras ações e programas socais.

A realidade do sistema prisional de Guanambi demonstra uma realidade cruel de superlotação e falta de infraestrutura e condições dignas para os detentos.

A visita do Instituto Mauá faz parte do trabalho de fomento do artesanto local, através do estímulo a produção e a comercialização do artesanato de Guanambi. O Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e do Instituto Mauá, visa fortalecer a cadeia do artesanato local, através de um investimento de mais de R$ 20 mil reais, com aquisição de produtos dos artesãos da Casa do Artesão, Mercado das Artes, Artesãos da Casa de Custódia e de diversos artesãos individuais. O trabalho do artesanato local será divulgado e comercializado na loja do Instituto Mauá em Salvador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão