Classe Operária - Edição Especial Rio+20, junho de 2012



Portal Vermelho

CONTRA O NEOLIBEALISMO AMBIENTAL - contra o imperialismo, pelo desenvolvimento


 
O jornal Classe Operária dedicou uma edição especial à Rio+20 com textos para difundir a opinião dos comunistas nesta reunião. Aqui você pode ler os principais textos publicados nesta edição.

 
Editorial

Marxismo e meio ambiente: a reconciliação do homem com a natureza

As profundas contradições do capitalismo, sistema baseado na exploração dos trabalhadores e na degradação do meio ambiente, tem um instrumento adequado para serem compreendidas em toda sua profundidade: o método de análise científica, política e social fundado por Karl Marx há quase dois séculos. Ele é um valioso instrumento de análise para a formulação de uma política que defenda o meio ambiente, da mesma maneira como defende os trabalhadores e luta por um mundo novo que deixe para trás as mazelas provocadas pelo capitalismo.

Se as questões ambientais não tiveram, no passado, a relevância que adquiriu nos tempos atuais, mesmo assim os fundadores do marxismo abordaram, com força, a relação entre o homem e a natureza. Marx definiu o homem como um ser natural e a natureza como seu corpo inorgânico, destacando a relação essencial entre a natureza e os seres humanos que, na sociedade burguesa, aparecem como separadas e antagônicas.

Muitos críticos acusam o marxismo de “produtivista”, desprezando, assim, a gravidade da problemática ambiental. Este modo de pensar é estranho ao pensamento marxista que, ao contrário, enfatiza o metabolismo entre homem e natureza, mediado pela atividade produtiva do homem. Ou seja, pelo processo de trabalho.

O capitalismo, que hoje predomina, separa os donos dos meios de produção (a burguesia) dos donos da força de trabalho (o proletariado). É nele que a separação entre os homens e a natureza é mais completo. Ao transformar a força de trabalho em mercadoria, aprofunda a alienação entre os seres humanos e a natureza, transformando as forças naturais e o meio natural em objetos de apropriação privada semelhante ao que ocorre com o produto gerado pelo trabalhador na produção capitalista, que é apropriado privadamente pelo empresário capitalista que compra sua força de trabalho.

Esta é a realidade que faz da superação do capitalismo e da conquista do socialismo as condições para a reconciliação entre os homens e a natureza.

Na atualidade a nova luta pelo socialismo incorpora as bandeiras da defesa do meio ambiente, da igualdade de gênero, da luta contra a discriminação racial e sexual, que fazem parte da integrante da luta pelo socialismo renovado.


Aquecimento global?


Uma proposta contra os povos
A ONU quer “governança global” para fortalecer o imperialismo


http://www.vermelho.org.br/rio+20/noticia.php?id_noticia=185846&id_secao=315 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão