Audiências públicas do Porto Sul em seis cidades reúnem 4.600 pessoas


Barro Preto, no Sul da Bahia, encerrou, neste sábado (2), a série de audiências públicas promovidas pelo Ibama e Governo da Bahia para a apresentação do relatório de impacto ambiental e do projeto do Porto Sul, empreendimento de R$ 3,4 bilhões, que terá um porto público e um terminal privativo operado pela Bahia Mineração.

Além da audiência pública, realizada em outubro de 2011, em Ilhéus, com a participação de 3.780 pessoas, durante esta semana aconteceram audiências também em Uruçuca, Itacaré, Itabuna, Coaraci e Itajuipe.

Ao todo, as audiências públicas nas seis cidades tiveram a participação de 4.600 pessoas, que somando-se a Ilhéus, chega-se a um total de 8.400 inscritos. “Esse nível de participação demonstra o envolvimento da comunidade e a transparência com que o Governo da Bahia está conduzindo todo o processo de implantação do Porto Sul, com o máximo respeito à questão ambiental e às pessoas inseridas na área do empreendimento”, afirma Eracy Lafuente, coordenador de infraestrutura da Casa Civil do Governo da Bahia.

Lafuente destaca ainda que “após a obtenção da licença ambiental, o Governo da Bahia vai agilizar o início das obras, já que esse empreendimento é considerado prioritário dentro da política de criação de novos pólos de desenvolvimento que criará condições para que o Sul da Bahia viva um novo ciclo econômico”.

O presidente da Bamin - Bahia Mineração, José Francisco Viveiros, afirmou que o saldo das audiências públicas é positivo. “O processo de licenciamento passa por estas audiências, que servem para responder as dúvidas sobre o nosso projeto. Fico feliz em deixar a população devidamente esclarecida”, disse, para, em seguida, concluir: “Tenho certeza de que a licença sairá pelas inúmeras manifestações de apoio que recebemos nestas audiências públicas. E que os próximos passos para a obtenção deste processo sejam dados com velocidade maior para que a gente possa começar este investimento ainda este ano”.

O superintendente do Ibama na Bahia, Célio Costa Pinto, fez uma avaliação positiva das audiências. ”A participação popular foi extremamente positiva. Conseguimos chamar a atenção para a importância do licenciamento ambiental e foram apresentadas sugestões que contribuirão com a nossa equipe técnica na elaboração do relatório final”.

A licença ambiental concedida pelo Ibama antecede a licença de funcionamento, que permitirá o início das obras do Porto Sul.

Porto

O Porto Sul, associado à Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), representa a oportunidade de dotar a Bahia com uma grande estrutura logística. São projetos que integrarão a Bahia e o Brasil, criando um novo eixo de desenvolvimento sustentável, estimulando o turismo, negócios, empregos e ativos ambientais. Para o interior, é a chance de viabilizar novas políticas públicas para a região Sul do estado.

O complexo logístico Porto Sul - Ferrovia Oeste Leste faz com que a grande área do centro-oeste brasileiro (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Tocantins) diminua sua distância para um porto de cerca de 300 quilômetros.

Com a operação através do Porto Sul, que permite atracação de navios de alta capacidade, os custos de transporte para os produtores serão reduzidos significativamente. Isso ampliara a competitividade do produto baiano no exterior.

No oitavo ano de operação, a previsão é de que o porto movimente 66 milhões de toneladas/ano de soja, milho, algodão, minério, etanol e fertilizantes

Comentários

Anônimo disse…
Janaúba, uma cidade e região com população bem menor do que a região de Guanambi, recebeu um campus de uma Universidade Federal com excelentes cursos de Engenharia e outros:

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Nove meses depois de ter sido criado pela presidência da República o campus de Janaúba de uma universidade federal, foi lançado simbolicamente o início das obras do núcleo dessa instituição, representada pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).
A reitoria da UFVJM esteve nesta cidade no dia 29 de maio ocasião em que promoveu o ato referente ao local onde poderá ser instalado o campus janaubense. O local escolhido foi na margem esquerda da BR-122 (sentido Janaúba-Montes Claros), num antigo haras e poucos metros adiante de um motel – o primeiro e único de Janaúba.
O reitor não definiu a data de início da obra, pois depende de licitação pública. Ele anunciou que planeja a realização de primeiro vestibular da UFVJM campus de Janaúba no final deste ano ou princípio de 2013, independente de que a obra do campus esteja concluída ou não. Caso ocorra isso, a primeira turma poderá estudar em unidades provisórias na cidade de Janaúba, possivelmente o seminário da Diocese de Janaúba.
O reitor lembrou que em Janaúba a universidade iniciará com 8 cursos , engenharia de Minas, engenharia Metalúrgica, engenharia de Materiais, engenharia Física e Química Industrial e três licenciaturas: Filosofia, Psicologia e Educação Artística.

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão