Adutora do Algodão vai abastecer também o município de Caetité



Foto: Manu Dias/SECOM

 
A Adutora do Algodão, que levará água do Rio São Francisco para Guanambi e outras cidades e distritos da região, será estendida até o município de Caetité, no sudoeste do estado. A autorização das obras de ampliação do sistema foi assinada pelo governador Jaques Wagner e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, na manhã desta sexta-feira (1), em solenidade na sede do município.
 
A extensão do empreendimento vai beneficiar mais de 100 mil pessoas da sede Caetité e mais seis localidades do município. “Serão cerca de 156 quilômetros de ampliação, onde teremos oito estações elevatórias e três reservatórios. É uma obra complexa, mas que em 2013 já estará finalizada”, disse o presidente da Embasa, Abelardo Oliveira.
 
Com o início da construção previsto para o segundo semestre deste ano, a extensão da adutora deve ficar pronta no prazo de 15 a 18 meses. A obra será realizada a partir de convênio entre a Companhia de Desenvolvimento do Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Estado da Bahia, por meio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Mais abastecimento 

Para o ministro Fernando Bezerra, a extensão da adutora é fruto de um trabalho conjunto. “Uma obra que já estava em andamento e agora entra em expansão”. Segundo ele, serão adicionados mais de R$ 42 milhões para que a água do São Francisco reforce o abastecimento e possa combater a estiagem em Caetité, região muito prejudicada pelo longa estiagem.
 
“Estamos trazendo água do São Francisco para Caetité, por meio dessa adutora, porque o sistema de abastecimento de água na cidade ainda está baseado na utilização de poços”, afirmou o governador Jaques Wagner. Ele ressaltou que a ampliação da adutora foi autorizada pela presidente Dilma Rousseff e que nos cinco anos de programa Água para Todos, o município foi onde o governo mais perfurou poços artesianos.
 
Durante a cerimônia de autorização da obra, Jaques Wagner enfatizou ainda as ações empreendidas pelos governos federal, estadual e municipal para minimizar os efeitos da seca na Bahia, destacando, entre outras, o abastecimento de água por meio de carros-pipa, distribuição de cestas básicas para as pessoas mais atingidas pela estiagem e a implantação de sistemas integrados e simplificados de abastecimentos de água em todo o estado.

Sistema adutor reforçará abastecimento de vários municípios

Antes da chegada em Caetité, o governador Jaques Wagner e comitiva sobrevoaram a região de Guanambi, quando teve a oportunidade de verificar a primeira etapa da construção da Adutora do Algodão, que já está com 80% da obra concluída e deve ser finalizada em setembro neste ano.
 
 Com investimento de R$ 180 milhões e mais de 400 quilômetros de extensão, a Adutora do Algodão vai beneficiar cerca de 230 mil pessoas, levando água do Rio São Francisco a sedes municipais e distritos, a exemplo do município de Guanambi (sede e distritos de Mutãs, Ceraíma e Morrinhos).
 
Também serão contemplados pela adutora os municípios de Palmas de Monte Alto, Candiba (sede e distrito de Pilões) Pindaí (sede e distrito de Guirapá), Matina, Iuiú, Malhada (sede e distrito de Julão), Rio do Antônio (distrito de Ibitira), Caetité (distritos de  Maniaçu, Pajeú do Vento e Brejinho das Ametistas), além de outras localidades situadas ao longo da área de influência da adutora, inclusive na zona rural

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão