Ritmo das obras da UPA e do LACEN em Guanambi



Dezembro 23, 2011


Obra do Lacen - Prazo de entrega 180 dias.
Obra da UPA de Guanambi - Assinatura do convênio 31.12.2009.





Importância da UPA

As Unidades de Pronto Atendimento são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde, ou seja, PSFs, e as portas de urgência hospitalares, compondo uma rede organizada de atenção às urgências, funcionando vinte e quatro horas.


UPA - Unidade de Pronto Atendimento de Guanambi

O convênio da construção da UPA de Guanambi foi assinado em 31/12/2009, na gestão do Prefeito Nilo Coelho/Charles Fernandes, e foi publicado no DO no dia 16/01/2009. A data da última liberação de recurso foi no dia 08/01/2010. Portanto, os recursos foram depositados na conta da Prefeitura Municipal de Guanambi e até hoje a obra não foi concluída e anda a passos de tartaruga. No ritmo que vai a cidade Brumado vai inaugurar a UPA primeiro que Guanambi, pois a ordem de serviço é do dia 21 de outubro de 2011.

Mesquinharia política

Os interesses políticos estão sendo colocados acima do interesse coletivo e da melhoria da qualidade do saúde e do atendimento do Hospital Regional de Guanambi - HRG. A construção da UPA servirá para diminuir o fluxo de atendimento do HRG, garantindo assim a melhoria qualidade do atendimento da média e alta complexidade. A obra do Lacen está no mesmo ritmo da UPA, pois foram anunciadas desde Julho de 2009.

Guanambi vai ganhar unidade do Lacen este ano

Sexta, 10 de Julho de 2009  



Até o final do ano, Guanambi vai ter uma unidade do Lacen- Laboratório Central da Bahia. Vai ser um laboratório municipal de abrangência regional, o que significa que o atendimento vai beneficiar outros municípios da região.

O anúncio da escolha de Guanambi para sediar o Lacen Regional foi feito hoje (9), pela Diretora do Lacen, Dr. Rosana. Na reunião, realizada na Secretaria Municipal de Saúde, que contou com as presenças do Diretor da 30ª DIRES, Dr. Edson Luis Lélis; do Secretário Municipal da Saúde, Dr. Robério Moraes; e de técnicos da DIRES e da Secretaria Municipal de Saúde.

A Diretora do Lacen informou que o laboratório vai ser implantado através de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal, sendo que o Estado vai fazer um investimento no valor de R$ 300.000,00 para readaptação e ampliação do laboratório municipal. Também será feito um investimento no valor R$ 700.000,00 para equipar e manter o laboratório, que realizará exames de alta complexidade (Bacteriológico, Virulogia,Hematologia, Minerologia, etc). A iniciativa faz parte de uma estratégia do Governo Wagner para descentralizar os serviços do Lacen no estado. 

Além do laboratório regional, o Governo do Estado já fez diversos investimentos na melhoria da saúde de Guanambi e região, tais como: SAMU-192, duplicação dos leitos da UTI do Hospital Regional, ambulâncias (UTI), UPA - Unidade de Pronto Atendimento, NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família, entre outros. 

Veja o ritmo da obra da UPA de Brumado

Prefeito Eduardo Vasconcelos já autorizou o início das obras. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias). Dia 21.10.2011

Veja a importância da UPA de Bom Jesus da Lapa 

Inauguração da UPA de Bom Jesus da Lapa - 24/04/11
Com o objetivo de reduzir as deficiências nos atendimentos de urgência, foram criadas as Unidades de Pronto Atendimento (UPA´s). Esse novo modelo de prestação de serviço em saúde serve como ponto de apoio ao SAMU, e sua estratégia de funcionamento está focada no atendimento imediato. A população de Bom Jesus da Lapa já conta com os serviços da UPA, que tem oito leitos, duas UTI´s e capacidade para atender até 150 pacientes. A equipe médica é composta de uma pediatra, um clínico geral e pessoal de apoio.
Importância do Lacen em Bom Jesus da Lapa 



O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, participou nesta terça-feira (3/8/2010), no município de Bom Jesus da Lapa, da inauguração de mais um Laboratório Municipal de Referência Regional (LMRR). Esta unidade faz parte de um conjunto de 30 laboratórios que, até o final de 2012, vão integrar uma grande rede de laboratórios regionais.

O secretário Jorge Solla destacou a importância de mais esta ação estruturante, pois ela agilizará o recebimento dos diagnósticos laboratoriais para a população, trará maior precisão e velocidade para as ações do estado, nos casos das doenças de notificação compulsória e será muito mais econômico para os municípios atendidos. “Estas unidades estão equipadas e capacitadas para prestar um excelente serviço à população e nesta parceria todos ganham”, avaliou Solla.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão