A revolução silenciosa, sustentabilidade e convivência com a seca


Hoje (27), o Vereador José Carlos Latinha e o produtor Julio Lélis fizeram uma viagem para levar casquinha e caroço de algodão para o gado em uma fazenda próxima ao distrito de Guirapá - Pindaí. Na oportunidade, visitaram e fotografaram vários fazendas de pequenos proprietários de terra no trecho entre Guirapá e Tanque em Pindaí e no Distrito de Ceraíma e Olho D'Água em Guanambi.

Podemos observar a contradição entre o desenvolvimento sustentável e a convivência com a seca na região semi-árida. O que está acontecendo é uma verdadeira revolução silenciosa, que se contrasta com uma grande seca que está acontecendo em nossa região, onde tem pequenos produtores com terras irrigadas e com grande produção de hortas, frutas, verduras, criação de gado, silos, palma adensada, etc. Do outro lado, propriedades sem água, seca, abandono e falta de perspectivas.

 

Um fenônemo é comum para todos - Programas do Governo Federal e Estadual Luz e Água Para Todos, com desenvolvimento social, energia, água, bolsa família, transporte e comunicação. O que chamamos de uma verdadeira revolução silenciosa e de sustentabilidade. Fica a lição que o homem do sertão precisa seguir o exemplo de vários produtores que apreenderam a conviverem com a seca.

Também visitamos a área experimental do IF Baiano - Campus Guanambi, que desenvolve um projeto de convivência com a seca - Projeto de Palma Adensada. O vereador visitou uma família da região do Olho D'Água em Ceraíma, que foi beneficiada recentemente com uma cisterna do programa Água Para Todos, através de emenda parlamentar do Deputado Federal Daniel Almeida, e pode observar a importância dessa iniciativa do Governo do Estado da Bahia e do Governo Federal - Codevasf.


Na divisão entre os distritos de Ceraíma e Morrinhos em Guanambi, observamos uma nova visão na serra - as torres da energia eólico. Também tivemos a informação do início do pagamento das indenizações das terras onde vai passar a Ferrovia Oeste-Leste em Guanambi.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão