Mais de 40 Associações Comunitárias de Caetité receberam certificação


Bahia Já




Foto: ASCOM
Lideranças comunitárias de Caetité mais capacitadas
O Projeto, realizado pela Bahia Mineração, através do Instituto Aliança, com apoio da Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, teve como principal objetivo o fortalecimento das Associações Comunitárias dos municípios de Caetité e Pindaí, por meio da capacitação das suas lideranças no desenvolvimento e fortalecimento de aspectos humanos, gerenciais e políticos. Através da ação, foi possibilitado às associações, importantes contribuições na participação social coletiva e na articulação de políticas e parcerias que proporcionem mais qualidade de vida para as comunidades. Participaram do projeto 46 lideranças integrantes do Projeto Associação Viva de Caetité e 50 lideranças de Pindaí, que no dia 09 de maio, em comemoração, receberam a certificação de participação do curso.
A capacitação abrangeu carga horária de 100 horas, com encontros quinzenais de 4 horas durante 7 meses, e trabalhou uma metodologia participativa, vivencial e essencialmente prática, com vivências e dinâmica de grupos; ciclos de palestras; participação dos envolvidos em discussões; utilização de ferramentas de gestão focalizando os reais problemas das Associações. A teoria também fez parte do curso, com aulas sobre Noções de Lideranças; Aspectos Legais e Fiscais das Associações; Elaboração de Projetos; Orientações para Construção do Planejamento Estratégico; Orientações para Captação e Mobilização de Recursos; Orientação Contábil; dentre outros assuntos.
Hoje, os participantes da Capacitação são unanimes em comemorar lideranças mais preparadas, com mais confiança e autonomia na gestão das suas associações, novas parcerias formadas, mais conhecimento nas questões de planejamento, associações adimplentes e aptas a apresentar projetos de captação de recursos. Inclusive muitos projetos já estão cadastrados junto à órgãos dos Governos Federal e Estadual, sendo que alguns já foram aprovados e outros aguardam aprovação.
O Projeto Capacitação de Lideranças Comunitárias contou com a parceria da Diretoria Regional de Educação - Direc, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA, Banco do Nordeste, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional - CAR de Caetité, Oikosistema e Bainema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão