JURISTAS ESTUDAM AUMENTO DA PENA MÁXIMA NO BRASIL

 

Para punir detentos que cometem novos crimes na prisão, a Comissão de Juristas responsável pela elaboração do anteprojeto do novo Código Penal aprovou ontem uma proposta que aumenta em dez anos o limite de cumprimento das penas de prisão. Pela regra proposta, a pena será de até 40 anos.

O Código Penal atual prevê que o cumprimento máximo de pena não pode ser superior a 30 anos. Isso significa, por exemplo, que um condenado a 30 anos que cometer uma tentativa de homicídio na cadeia não tem sua pena aumentada.

“Com a mudança, a pessoa poderá cumprir até dez anos pelo novo crime, ou seja, o cumprimento máximo se estenderia para 40 anos”, resumiu o procurador da República Luiz Carlos Gonçalves, integrante da comissão criada pelo Senado para discutir o assunto.

Os juristas também propuseram alterações em relação aos crimes continuados, que são aqueles em que a pessoa pratica dois ou mais atos ilegais. O Código Penal prevê, no artigo 71, que, quando os crimes continuados forem dolosos, ou seja, intencionais, o juiz só pode triplicar a pena do crime mais grave.
Os juristas sugerem que as penas agora sejam somadas. “Se você praticou 20 crimes vai pegar a pena de cada um e somar”, explicou o relator da comissão.

Leia mais no Estadão. Pimenta na Muqueca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão