Adutora do Algodão vai ser ampliada na região de Guanambi e Caetité


O governador Jaques Wagner e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, vão sobrevoar nesta sexta-feira (1º), às 9h, as obras da Adutora do Algodão, no município de Guanambi. Com 72% do cronograma físico já executado, a primeira etapa da adutora deve ser concluída ainda este ano, reforçando o abastecimento de água na sede de sete municípios e diversas localidades da zona rural.
Às 9h30, no aeroporto de Guanambi, o governador, o ministro e o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (Codevasf), Elmo Vaz, recebem a imprensa para uma entrevista coletiva e, em seguida, visitam uma estação de tratamento de água no distrito de Julião, em Malhada.

Ainda nesta sexta-feira, às 11h, em Caetité, Wagner e Bezerra assinam convênio para ampliação do sistema, que atenderá mais sete localidades, com investimento previsto de R$ 42,35 milhões.

Primeira etapa



O investimento de R$ 98,25 milhões, recursos federais, beneficiará 226 mil moradores das sedes de Guanambi, Matina, Pindaí, Candiba, Palmas de Monte Alto, Iuiú e Malhada, além das localidades de Ceraíma, Mutãs e Morrinhos (Guanambi); Maniaçu, Pajeú do Vento e Brejinho das Ametistas (Caetité); Julião (Malhada); Matina (Igaporã); Guirapá (Pindaí); Pilões (Candiba) e Ibitira (Rio do Antônio), entre outras ao longo da área de influência da adutora.

Com captação de água bruta em Malhada, no rio São Francisco, e uma estação de tratamento na localidade de Julião, a adutora terá 235 quilômetros de tubulações em diâmetros variados, seis reservatórios e seis estações de bombeamento para fazer a água chegar às comunidades mais distantes.

Ampliação

A segunda etapa da Adutora do Algodão compreende a implantação de mais 157 quilômetros de adutoras, cinco estações elevatórias, três reservatórios de água tratada e mais de seis quilômetros de rede de distribuição para a localidade de Maniaçu. A extensão do sistema beneficiará cerca de 100,4 mil pessoas das sedes de Caetité e Lagoa Real, além das localidades de Maniaçu, Morrinho, Ibitira, Lagoa de Dentro e Lagoa de Fora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão