Voluntários do Sertão vão realizar consultas, cirurgias, mamografias, ultrassonografias e endoscopias durante a 12ª edição do Mutirão de Saúde

       
 Para ampliar os atendimentos oferecidos, a ONG também disponibilizará durante a ação uma carreta com 10 consultórios odontológicos
 
Meta é realizar 15 mil atendimentos médicos e odontológicos  gratuitos durante uma semana
 
Ação será promovida de 30 de abril a 04 de maio de 2012 (segunda a sexta- feira) em Encruzilhada, no interior da Bahia.
 
Em onze anos de atuação, a ONG mobilizou 2.800 voluntários e realizou mais de 91.000 atendimentos médicos e odontológicos    gratuitos.
 
 
A Organização Voluntários do Sertão de Ribeirão Preto realizará de 30 de abril a 04 de maio de 2012 em Encruzilhada, no interior da Bahia, a 12ª edição do mutirão que leva atendimentos médicos, odontológicos e medicamentos para a população carente do Brasil. Durante a semana os 200 voluntários vão realizar consultas, cirurgias, mamografias, ultrassonografias e endoscopias.
 
Para ampliar os atendimentos oferecidos,aONG também disponibilizará durante a ação 01 carreta com 10 consultórios odontológicos, 02 consultórios médicos itinerantes para atender a população da zona rural, 01 ambulância, e 01 ônibus para transportar pacientes.
 
O mutirão gratuito de saúde e cidadania dos Voluntários do Sertão é anual. A ação conta com o apoio de empresas e Governo. A equipe de 200 voluntários é composta por médicos de várias especialidades, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos, pilotos, motoristas e auxiliares administrativos  liderados por especialistas das respectivas áreas. A caravana é composta por caminhões, aviões, e vans que cortam o país e realiza uma maratona de atendimento que dura uma semana resultando na maior ação de saúde e cidadania gratuita do interior da Bahia, enfatiza Doreedson Ribeiro Pereira, idealizador e presidente da ONG.
 
Entre os parceiros da ONG estão: FAB (Força Aérea Brasileira) Passaredo, GNATUS, ESSILOR, Gota Dourada, Unimed Ribeirão Preto, Centro Médico de Ribeirão Preto,  Grupo São Lucas Ribeirânia, Coca- Cola e Conselho Regional de Medicina- SP. Em onze anos de atuação, a ONG mobilizou 2.800 voluntários e realizou mais de 91.000 atendimentos para pessoas carentes.
 
Segundo dados do IBGE a cidade de Encruzilhada tem 24 mil habitantes, e seu IDH é de 0,60. A cidade está localizada no triangulo da pobreza, há 97 km de Vitória da Conquista e distante  607 Km  de Salvador.  A principal atividade econômica  de Encruzilhada é a agricultura, tendo a frente o café, feijão, milho, mandioca, arroz, laranja e batata-doce. A pecuária é outro tipo de atividade que desde o início de sua fundação em 1825 até os dias atuais têm se desenvolvido.
 
A Organização Voluntários do Sertão de Ribeirão Preto iniciou suas atividades em 2000, distribuindo brinquedos e cestas básicas. Posteriormente ampliou a ação com atendimentos médicos, cirúrgicos e odontológicos. Em 2011 durante a 11ª edição do projeto foram mobilizados 300 profissionais e realizados, 26.146 atendimentos médicos, odontológicos, de enfermagem e farmácia  e distribuídos os medicamentos prescritos, beneficiando a população de Carinhanha, Malhada e outras cidades do sertão da Bahia, num raio de 100 quilômetros.
 
Devido ao grande alcance social da iniciativa, a Organização Voluntários do Sertão  de Ribeirão Preto ficou conhecida nacionalmente.Os voluntários estão silenciosamente mudando a vida de milhares de pessoas carentes, do interior do Brasil.
 
Ivette  Lira / Douglas Intrabartolo / Pedro Buosi – Texto e Foto Comunicação
(16) 3941.3937 / 9137.8088/ 9103.8182 
Organização Voluntários do Sertão de Ribeirão Preto
Rua Olavo Bilac,1110 – Sumaré/Ribeirão Preto – SP/CEP 14050-400
Telefone (16) 3441.4840

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão