Seminário da Codevasf discute a questão da seca em Guanambi







 
A deputada Ivana Bastos participou nesta segunda-feira (16) em Guanambí, do Seminário Regional: A Seca, Perspectivas e Construção de Políticas de Convivência para o Semi-árido; evento promovido pela 2ª Superintendência Regional da CODEVASF, que discutiu a problemática que envolve a grave estiagem que assola o estado, com vistas a encontrar soluções para os fortes impactos econômicos e sociais na conjuntura regional. Participaram do evento o Superintendente Lourival Gusmão e equipe técnica do escritório de Guanambi, os prefeitos de Guanambí, de Pindaí de Iuiu, de Caetité, de Palmas de Monte Alto; o prefeito de Brumado representando a UPB; ainda vereadores dos municípios da região, diretores de sindicatos e associações rurais, representante da União regional de vereadores, um representante da FETAG e lideranças dos perímetros irrigados de Ceraíma e Estreito.
Na abertura do seminário, o Superintendente Lourival Gusmão, depois de uma breve saudação as lideranças e autoridades presentes, explicou a dinâmica da reunião, informando que dalí sairia um diagnóstico da situação e um documento propositivo endereçado aos governos estadual e federal e incumbiu a Ivana Bastos como única parlamentar presente, a tarefa de levar o documento ao governador Wagner.
Em seu pronunciamento a deputada enumerou ações do seu mandato como a multiplicação das caixas/cisternas feita pelo governo através da CAR na região por sua solicitação; a ída a Brasília com um grupo de mais dez deputados estaduais, que lá somaram esforços á bancada federal da Bahia para pedir a retomada das obras da ferrovia Oeste/leste. A deputada historiou a angustia dos prefeitos de Palmas de Monte Alto, Iuiu, Sebastião Laranjeiras e Caetité com o agravamento da seca e a eminente falta d´água, mas não esqueceu de pontuar a esperança de todos para a chegada da água do São Francisco, cuja adutora tem inauguração prevista para o início do mês de agosto próximo. Colocou-se á disposição para ir a todas as instâncias de governo em busca de soluções para os problemas decorrentes da seca. "Estou aqui pronta para ajudar, porque essa é minha obrigação, o meu mandato é do povo de Guanambi e do povo dessa região!"- afirmou.
A situação atual dos perímetros irrigados de Estreito e Ceraíma e propostas de revitalização; a seca e seus reflexos na cotonicultura regional; o armazenamento da água das chuvas em cisternas rurais e o estagio atual das obras da adutora do algodão, foram alguns dos assuntos debatidos.
Os participantes do seminário prestaram informações sobre as ações governamentais de combate á seca que estão em curso e pediram a aceleração de diretrizes estruturais planejadas pelo governo, com cobranças incisivas no documento que será encaminhado ás autoridades e acompanhado por uma comissão formada na reunião.

 
FONTE: zerobertonews

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão