Segunda Divisão do Baianão 2012 promete ser a melhor dos últimos anos


O time do GAC foi excluído do campeonato da segunda divisão por falta de apoio do Poder Público Municipal, que não incentiva o esporte na cidade. O exemplo está no Campeonato Municipal, realizado a mais de 40 anos, e será suspenso por falta de verba e infraestrutura no Estádio Dois de Julho, conforme denúncia da LDG. O GAC sofreu o mesmo tratamento por parte da Prefeitura Municipal. Falta de apoio financeiro e de estrutura do Estádio Dois de Julho. O esporte em Guanambi está relegado a último plano.
  Vitor Villar

Vai começar a corrida para conhecer quem serão os novos participantes da elite do futebol da Bahia em 2013. A Segunda Divisão do Campeonato Baiano começa neste sábado, 28, com a promessa de ser o mais concorrido e atrativo dos últimos anos. Na disputa, times que fizeram história no futebol do estado e um campeão recente, querendo se recuperar o golpe do rebaixamento no ano passado.

O torneio contará com apenas nove clubes, já que o Guanambi Atlético Clube foi excluído pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) por não ter inscrito atletas suficientes para a realização da primeira rodada. Dois deles – Cruzeiro e Astro - vieram do Torneio Seletivo, realizado entre janeiro e março deste ano; e mais dois – Ipitanga e Colo Colo - vieram rebaixados da Primeira Divisão do ano passado.

As equipes foram distribuídas em dois grupos: o 01 com cinco clubes e o 02 com quatro clubes, graças à saída do Guanambi. A primeira fase vai trazer jogos entre os times de cada chave, e os quatro melhores colocados - dois de cada grupo - se classificam para as semifinais, em jogos de ida e volta. Os vencedores, por sua vez, avançam à grande final da Segunda Divisão e já garantem a vaga na Primeira Divisão de 2013.
Entre os clubes mais tradicionais do estado, o Esporte Clube Ypiranga aparece como o grande favorito ao título, graças à reestruturação promovida pelo presidente Émerson Ferreti. Outros clubes de história no estado também estão na disputa: o Galícia Esporte Clube, primeiro tricampeão consecutivo, entre 1941 e 1943; e o Botafogo Sport Club, “papa-títulos” no início do século passado, com sete troféus.

O Colo Colo de Futebol e Regatas, campeão baiano em 2006, sofreu com o rebaixamento no ano passado, e promete não passar muito tempo na segundona. Rebaixado junto com o time de Ilhéus em 2011, o Esporte Clube Ipitanga Bahia, outra sensação recente do futebol baiano, também quer voltar de imediato à elite no próximo ano.

Ainda entre os times do interior, destaque para o Esporte Clube Jacuipense, da cidade de Riachão do Jacuípe, que conta com uma boa receita e promete montar um time forte para a segundona. Embalados pela campanha no Torneio Seletivo, o Cruzeiro Futebol Clube de Cruz das Almas e a Associação Desportiva Comunitária Astro, de Feira de Santana, se juntam à Associação Desportiva Jequié no rol dos clubes que pretendem surpreender os favoritos.

Segunda Divisão do Campeonato Baiano 2012:

Grupo 01 (Salvador e proximidades) - Botafogo, Cruzeiro, Galícia, Ipitanga e Ypiranga.
Grupo 02 (Interior do estado) - Astro, Colo Colo, Jacuipense e Jequié (Guanambi foi excluído).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão