Governador e ministros vistoriam obras da Fiol e Via Expressa nesta segunda
Às 12h30, os ministros Paulo Sérgio Passos e Miriam Belchior, em companhia do governador Wagner, visitam o canteiro de obras da Via Expressa, no início da Baixa de Quintas (encontro das frentes de trabalho 5 e 6), na Avenida Glauber Rocha, local da primeira parada do grupo, onde atenderão à imprensa. Em seguida, a comitiva dirige-se ao final da Estrada da Rainha, na área dos túneis, onde faz a segunda parada.
Às 14h30, o governador Wagner e os ministros se reúnem, na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, com representantes do governo baiano, empreiteiros e técnicos, quando será apresentado um balanço do estágio atual das obras da Via Expressa. Logo após, às 16h, os ministros e o governador Jaques Wagner estarão à disposição da imprensa.
Ferrovia Oeste-Leste
O primeiro trecho em obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste tem 537 quilômetros de extensão, dividido em quatro lotes, entre Ilhéus e o Pátio de Caetité (BA). A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., executora das obras, projeta que este segmento terá conclusão em meados de 2014. A FIOL cruzará todo o território baiano e, futuramente, será interligada à Ferrovia Norte-Sul, na altura de Figueirópolis (TO).
O trecho entre Caetité e Barreiras (BA), com 485 quilômetros de extensão, está em fase de ações preparatórias, com a projeção de que as obras sejam iniciadas ainda neste ano. A Valec conclui, neste semestre, a elaboração do projeto executivo desse segmento. São outros três lotes de obras e o governo pretende concluir os estudos e projetos necessários desse trecho, ainda neste semestre. A FIOL tem custo inicial previsto de R$ 3,6 bilhões, para as obras do trecho de 1.022 quilômetros de extensão, entre Ilhéus e Barreiras.
O projeto da FIOL prevê a construção de nove polos de carga, sendo cinco em território baiano. A ferrovia deve fomentar ainda mais o desenvolvimento agrícola da região oeste da Bahia, cuja previsão é de uma produção de 6,7 milhões de toneladas de grãos em 2015. Os principais produtos a serem transportados são minério de ferro, soja, farelo de soja e milho, além de fertilizantes e combustíveis. Cabe ressaltar que a produção de minério de ferro, com polo em Caetité, projeta um volume de carga de 45 milhões de toneladas, para 2015.
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