Governador e ministros vistoriam obras da Fiol e Via Expressa nesta segunda

 
O governador Jaques Wagner e os ministros do Planejamento, Miriam Belchior, e dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, desembarcam em Jequié, nesta segunda-feira (9), às 8h30, onde farão reuniões de trabalho e vistorias das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). Foram convocados para as reuniões representantes das empresas projetistas, construtoras e supervisoras que formam os consórcios contratados para execução de cada empreendimento. Após a reunião de apresentação da obra, os ministros e o governador Wagner fazem uma visita ao canteiro da FIOL. Em seguida, às 11h, concedem uma coletiva de imprensa e embarcam para a capital baiana, onde vistoriam as obras da Via Expressa, que ligará a BR-324 ao Porto de Salvador.

Às 12h30, os ministros Paulo Sérgio Passos e Miriam Belchior, em companhia do governador Wagner, visitam o canteiro de obras da Via Expressa, no início da Baixa de Quintas (encontro das frentes de trabalho 5 e 6), na Avenida Glauber Rocha, local da primeira parada do grupo, onde atenderão à imprensa. Em seguida, a comitiva dirige-se ao final da Estrada da Rainha, na área dos túneis, onde faz a segunda parada.
Às 14h30, o governador Wagner e os ministros se reúnem, na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, com representantes do governo baiano, empreiteiros e técnicos, quando será apresentado um balanço do estágio atual das obras da Via Expressa. Logo após, às 16h, os ministros e o governador Jaques Wagner estarão à disposição da imprensa.

 Ferrovia Oeste-Leste

O primeiro trecho em obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste tem 537 quilômetros de extensão, dividido em quatro lotes, entre Ilhéus e o Pátio de Caetité (BA). A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., executora das obras, projeta que este segmento terá conclusão em meados de 2014. A FIOL cruzará todo o território baiano e, futuramente, será interligada à Ferrovia Norte-Sul, na altura de Figueirópolis (TO).


O trecho entre Caetité e Barreiras (BA), com 485 quilômetros de extensão, está em fase de ações preparatórias, com a projeção de que as obras sejam iniciadas ainda neste ano. A Valec conclui, neste semestre, a elaboração do projeto executivo desse segmento. São outros três lotes de obras e o governo pretende concluir os estudos e projetos necessários desse trecho, ainda neste semestre. A FIOL tem custo inicial previsto de R$ 3,6 bilhões, para as obras do trecho de 1.022 quilômetros de extensão, entre Ilhéus e Barreiras.




O projeto da FIOL prevê a construção de nove polos de carga, sendo cinco em território baiano. A ferrovia deve fomentar ainda mais o desenvolvimento agrícola da região oeste da Bahia, cuja previsão é de uma produção de 6,7 milhões de toneladas de grãos em 2015. Os principais produtos a serem transportados são minério de ferro, soja, farelo de soja e milho, além de fertilizantes e combustíveis. Cabe ressaltar que a produção de minério de ferro, com polo em Caetité, projeta um volume de carga de 45 milhões de toneladas, para 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão