Companhia australiana vai explorar minério na Bahia




Recursos de US$ 2,2 bilhões incluem abertura da mina e construção de planta de beneficiamento. Previsão de início das operações é em 2015
 
O governo da Bahia e a empresa Cabral Mineração assinaram, nesta semana, um Protocolo de Intenções para a exploração de minério de ferro na região de Brumado, no estado baiano, com investimentos estimados no valor de US$ 2,2 bilhões.

O projeto inclui a construção de uma unidade no município de Livramento de Nossa Senhora para fabricar concentrado de ferro com capacidade de produção de 15 milhões de toneladas por ano. O mercado chinês será o principal consumidor do produto fabricado no Brasil, utilizado em empresas siderúrgicas para a produção de aço.



A Cabral Mineração é uma subsidiária da empresa australiana Cabral Resources e esse é o primeiro investimento da multinacional fora do seu país de origem. Segundo Bruno Ribeiro, diretor da empresa no Brasil, a escolha do país foi uma combinação de vários fatores. “Levamos em consideração a geologia, o interesse do governo brasileiro, que apoia os investimentos em mineração, e o risco soberano baixo. O Brasil é um país forte e aqui sabemos que nosso negócio está seguro”, afirma Ribeiro.

A unidade, que deve gerar aproximadamente 850 empregos diretos, deve começar a produzir até o final de 2015. A mineradora está prestes a iniciar a fase de sondagens, quando a empresa dimensiona com maior precisão a reserva de minério existente.

Quinto produtor brasileiro de bens minerais, a Bahia figura como o principal alvo de requerimentos de pesquisa no país. O estado possui mais de 350 mineradoras, que geram um volume de quase 13 mil postos de trabalho, dos quais 11,4 mil estão no interior, especialmente na região do semiárido, onde a oferta de emprego é mais escassa.

O geólogo baiano, JC Cavalcanti, que possui diversos investimentos na área mineral na Bahia, descobriu recentemente uma grande reserva de Terras Raras (neodímio) na região de Serra do Ramalho e é o responsável pela descoberta da jazida de minério de ferro de Caetité, uma das maiores do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão