Novo termo do compromisso garante continuidade das obras da Fiol


  
A deputada Ivana Bastos, presidente da Comissão Especial da Ferrovia Oeste Leste (Fiol), comemorou, nessa terça-feira, dia 27, a notícia de que a Valec e o Ibama assinaram um novo Termo de Compromisso que prevê a liberação de mais 20 quilômetros de obras da Fiol nos lotes 1 a 4, o que garante no mínimo mais quatro meses de trabalho. O termo foi assinado recentemente e permitirá que as obras, que estavam quase paralisando, possam ser retomadas no trecho.
A parlamentar também recebeu com satisfação a informação de que até o dia 25 de abril a Valec já deverá ter entregue ao Ibama um novo documento com as respostas exigidas pelo órgão sobre os planos básicos ambientais compromissados, e que poderão inclusive servir de base para liberação total das obras. Dentre essas respostas estão aquelas relacionadas aos passivos ambientais, proteção de mananciais contra cargas perigosas e monitoramento e controle de ruídos e vibrações.
Ivana Bastos também teve acesso aos estudos da Valec que indicam que não há pendências que justifiquem a paralisação das obras da Fiol nos lotes 5 e 5A, que vai de Guanambi a Bom Jesus da Lapa, pois os estudos já concluídos comprovam que mesmo com a situação das cavernas nos lotes 6 e 7, não haverá necessidade de deslocamento da ponte sobre o Rio São Francisco.

 “Diante dessas novas informações, estamos programando uma caravana da bancada baiana à Brasília, para pressionar os órgãos envolvidos – Valec, Ibama, TCU – em prol da celeridade nas obras da Fiol e do Porto Sul, e pela imediata liberação das obras da ferrovia no trecho de Guanambi e região”, finalizou a parlamentar.
É importante ressaltar que, apesar de ser a principal obra da Valec em andamento, a Ferrovia Oeste Leste possui no momento apenas 5% das obras já concluídas, no trecho da Bahia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão