Daniel pede apoio ao governo para minimizar os efeitos da seca na Bahia



A situação nos município do semiárido da Bahia é preocupante. Depois de um verão intenso, 173 municípios baianos sofrem com a estiagem e decretam situação de emergência.

O drama vivido pelos baianos com a falta de água nas cidades e no campo foi relatada pelo deputado Daniel Almeida (PCdoB) nesta terça-feira (6), ao ministro Fernando Bezerra, da Integração. Na agenda do encontro, o parlamentar solicitou do ministério um plano de ação a curto e médio prazo, no sentido de atender a demanda dos municípios vítimas da seca.
Segundo levantamento feito pelo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), 173 municípios baianos sofrem com os efeitos da seca que assola o estado. Parte destes municípios já decretou estado de emergência e aguardam a ajuda do governo federal.
Entre as pedidos apresentados a curtíssimo prazo, o deputado Daniel reforçou a necessidade construção de cisternas e poços artesianos, além da implantação da Operação Carro Pipa, que é desenvolvida com o apoio do Exercito.
A médio prazo, recursos para construção de açudes, barragens, poços artesianos e ampliação da rede de distribuição de água. O parlamentar destacou as obras do perímetro irrigado do Estreito, na Serra Geral, o projeto de irrigação da Barragem de Miroró, em Irecê, e a adutora de Campo Alegre de Lourdes.  
Segundo o deputado Daniel, o ministro Fernando Bezerra assumiu o compromisso de avaliar as demandas e estabelecer algumas medidas imediatas pelo Ministério da Integração para amenizar os efeitos da estiagem, e principalmente evitar perdas na produção rural.
A audiência contou com a presença dos prefeitos Dr. Nei, de Capela do Alto Alegre, Jose Cardoso, de Urandi, Luciana Muniz, de Sebastião Laranjeira, a deputada estadual Ivana Braga, e o presidente do Conselho de Administração do Projeto do Estreito, Pedro Cardoso.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Karlo Dias
Jornalista LK COMUNICAÇÃO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão