Câmara de Vereadores aprova reajuste salarial para professores e servidores municipais


Na noite desta segunda-feira, 19/03, a Câmara de Vereadores de Guanambi realizou sessão ordinária onde, além de tratar de temas como a seca no município, ações na área da saúde e regulamentação do serviço de mototaxi/motoserviço, aprovou importantes projetos, dentre eles, votados em regime de urgência, os Projetos de Lei n. 03, que autoriza o Poder Executivo a conceder reajuste salarial aos servidores públicos municipais (6,5%) e estabelece outras providências e o Projeto de Lei n. 04, que autoriza o Poder Executivo a conceder reajuste salarial para os professores e suporte pedagógico (22,22%) e estabelece outras providências.

Na tribuna livre, utilizou da palavra o Sr. Nivaldo Nonato, presidente da associação dos mototaxistas de Guanambi, que cobrou a aprovação do projeto de regulamentação do transporte de passageiros e encomendas no município.

A Sra Wilma Moura, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais falou que desde o ano de 2010 o Sindicato discute o plano de carreira dos servidores públicos, reiterando a necessidade de aprovar os 2% retroativos aos últimos cinco anos trabalhados pelos servidores, além de melhores condições de trabalho para as merendeiras. Finalizou dizendo do plano de careira da educação que, apesar de aprovado e sancionado, ainda não entrou em vigor.


O Dr. Edson Luís, Diretor da 30ª DIRES, falou sobre o programa PET, realizado em parceria com o Ministério da Saúde, governo do Estado e Município, que busca erradicar o barbeiro na região. O programa possui duração de seis meses, onde será feito tratamento em 100% das residências da zona rural e 10% das residências da zona urbana.
No espaço aberto aos vereadores, o vereador Agostinho Lira falou do desejo do prefeito Charles Fernandes em encaminhar para a Câmara o projeto de lei para reajuste salarial com base no piso nacional de 22,22% para professores e 6,5% para servidores. Falou da reunião realizada nesta segunda-feira, na prefeitura de Guanambi, para debate sobre os problemas da seca na região e finalizou informando que em virtude do retorno do vereador Neto de Dim à Câmara de Guanambi, do qual é suplente, a próxima seção ordinária será sua última participação na Casa e anunciou sua saída da vida política.

O vereador José Carlos Latinha falou de sua admiração para com o trabalho do vereador Agostinho Lira, relembrando o debate de ideias entre eles levantados na Câmara de Guanambi. Falou sobre licitações realizadas no município, dentre elas a que uma empresa de nome Cardoso Fernandes Santana Ltda. foi a ganhadora e anunciando que entrará com nova ação quanto a contratação de empresa para prestação de serviço de fotocópias para a prefeitura de Guanambi, cuja empresa contratada é a Ivo e Santana Ltda., denúncias respaldadas pelo Conselho Municipal de Educação.
O vereador Hugo Costa agradeceu à turma do nono ano do colégio Nóbrega, parabenizando-os pela participação na sessão e anunciando o início dos contatos com as escolas para partida dos trabalhos da Câmara Mirim. Disse ainda sobre a reunião para debate da seca, informando que apesar de a EMBASA ter previsão de inaugurar a Adutora do São Francisco em Julho, ainda é necessário o trabalho da COELBA para a interligação da rede de energia para garantir a chegada da água do rio São Francisco à Região. Afirmou que encaminhará correspondência às secretarias municipais responsáveis com relação ao não cumprimento do pagamento do reajuste anteriormente definido para os professores municipais. Finalizou comunicando as recomendações do Ministério Público Federal para a CODEVASF no que tange o processo de degradação da barragem de Ceraíma, cuja representação foi impetrada pelo próprio vereador e pelo Edil Ruy Azevedo. Sobre a questão, Hugo Costa afirmou que se trata de um caso de saúde pública, uma vez que a utilização da água da barragem se dá por cerca de 120 mil pessoas, entendendo que as ações determinadas pelo MPF contribuirão para a preservação do reservatório.

Ascom CMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão